Fila de espera em Bento Gonçalves é estimada em 6 mil pessoas, que necessitam de operações das mais variadas especialidades

Na manhã desta quarta-feira, 8 de junho, Bento Gonçalves fechou um novo acordo para credenciar o Hospital São Carlos, de Farroupilha, a operar pacientes de Bento na fila para procedimentos cirúrgicos. A intenção do poder público municipal é diminuir a fila de espera, ao credenciar outros hospitais da região para realização de cirurgias de média-complexidade. Na ocasião de hoje, o prefeito, Diogo Siqueira, e a secretária de Saúde, Tatiane Misturini, estiveram na casa de saúde.

Mais cedo neste ano, em março, a prefeitura já havia feito o mesmo acordo com o Hospital São Pedro, em Garibaldi. Desde lá, 129 pacientes foram avaliados, em mais de dez especialidades. Desse número, 51 passaram pelos procedimentos, 31 estão agendados e 47 estão realizando exames pré-operatórios. As operações contemplam desde cirurgia geral, pediátrica, plástica, vascular, entre outras.

Apesar da fila estar andando, ainda existe uma quantidade estimada de cerca de 6 mil pessoas em Bento para seguir com procedimentos cirúrgicos. Além dos hospitais credenciados, a prefeitura segue com as obras do bloco cirúrgico, junto ao Complexo Hospitalar de Saúde. No lugar haverá oito salas cirúrgicas para procedimentos de média complexidade.