Informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 19, em publicação no Diário Oficial da União

O Hospital Beneficente São Pedro, em Garibaldi, está habilitado para receber 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo período de 90 dias. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 19, pelo Ministério da Saúde, através de portaria publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a prefeitura, a solicitação para a implantação da UTI ocorreu há cerca de duas semanas, após encaminhamento de pedido junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES). A prorrogação da habilitação pode ocorrer, conforme necessidades, em decorrência da pandemia de coronavírus.

Conforme o diretor do corpo clínico da Casa de Saúde, Rodrigo Jacobi, a expectativa é de que a UTI entre em funcionamento na próxima semana, após vistoria realizada no local que, atualmente, recebe pacientes em isolamento.

Segundo o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, o município repassou ao hospital R$ 1 milhão. Em março, uma campanha comunitária angariou aproximadamente R$ 900 mil, para a compra de respiradores. “Isso tem um valor inestimável para a vida. Termos condições de tratar os doentes próximo de nós é uma conquista sem tamanho”, afirma o prefeito.

Segundo o diretor do Hospital São Pedro, Jaime Kurmann, a UTI de campanha, como é chamada, está habilitada a funcionar pelo período de três meses, podendo ser prorrogado, de acordo com as necessidades provocadas pelo novo coronavírus. No entanto, a meta é que o local torne-se, após a pandemia, uma UTI permanente.

Foto: HBSP / Divulgação