Uma portaria publicada na terça-feira, 24, habilitou o Hospital São Carlos de Farroupilha a ser referência para 34 municípios da Serra Gaúcha nas áreas de alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia. Com a habilitação dos serviços, a casa de saúde deverá receber aportes de R$ 420 mil mensais, oriundos do governo federal, estadual e dos municípios conveniados pela contratação dos serviços.

No documento, publicado no diário oficial, fica definido que o incentivo financeiro ficará por conta da realocação do Fundo Municipal de Caxias do Sul para o de Farroupilha.  Isso resultará na realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgência e emergência.

De acordo com a secretária de Saúde de Farroupilha, Rosane da Rosa, esse é um importante avanço para Farroupilha e toda a região que será beneficiada pela habilitação. “O município volta a ser referência e teremos esse acesso que vai abranger mais de 500 mil pessoas em cirurgias eletivas e colocação de próteses ortopédicas, além do atendimento de urgência e emergência. Há cerca de cinco anos não era possível realizar cirurgias de alta complexidade eletiva”, salienta.

De acordo com o prefeito de Bento e presidente da Amesne, Guilherme Pasin há tempos a região buscava soluções para a resolução do impasse. “Essa é uma questão que preocupa muito todos nós, gestores dos Municípios. Estávamos há muito tempo buscando soluções para os atendimentos de traumato e ortopedia. Temos que agradecer ao Governo do Estado, por meio da secretária Arita que não mediu esforços para que resolvêssemos esse impasse”, destaca.

Uma reunião agendada para o dia 10 de agosto deverá ser o próximo passo para o andamento do projeto. Neste encontro, deverá ser realizada a aprovação na Comissão Intergestora Regional. Após, o processo vai para a Comissão Intergestora Tripartite, composta por representantes dos municípios, do Estado e da União. Se aprovada nestas duas fases, uma resolução será publicada e o São Carlos passará a receber os recursos para comportar os atendimentos.