A edição 2015/2016 do Horário de Verão termina à zero hora de domingo, 21 de fevereiro, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. O Horário de Verão, que nesta edição teve início à meia-noite do dia 18 de outubro de 2015, é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, abrangendo os estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Após 126 dias, desde o início do horário especial, a Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica que atende 264 cidades do estado do Rio Grande do Sul, registrou uma redução de 0,44% no consumo de energia elétrica na sua área de concessão, e ainda uma diminuição de 4,1% na demanda no horário de pico. O volume de energia economizado totalizou 16.473 MWh.

Essa economia é suficiente para atender uma cidade do porte de Caxias do Sul por quatro dias. A redução no consumo de energia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que essa defasagem de uma hora torna os dias “mais longos” e diminui o uso de iluminação artificial por residências, comércio e indústria.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica. Isso é possível porque a parcela de carga de iluminação passa a ser acionada mais tarde do que normalmente seria, motivada pelo adiantamento do horário.

As regras do horário de verão estão estipuladas no decreto 6.558, de 2008, que desde então fixa a duração da média do horário de verão em quatro meses, com data de início e término, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana).

Informações da RGE.