O primeiro mês do ano apontou queda de 60% no número de homicídios em Bento Gonçalves. Os dados seguem a tendência de queda nos crimes contra a vida. No Estado, o homicídio doloso teve redução de 9,4% enquanto o latrocínio decaiu 12,5%.  Os dados estatísticos da criminalidade foram divulgados na segunda-feira, 11, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que analisou 16 índices e apontou queda para todos no RS.

O número de vítimas fatais de homicídio doloso também caiu. Em Bento, foram dois registros ao longo do mês passado. No Estado foram 18 vítimas a menos neste crime, número que representa queda de 7,8%.

Em Bento Gonçalves, o balanço aponta para dois homicídios dolosos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, onde cinco pessoas foram mortas, os números mostram queda de 40%. Sessenta registros de furtos foram lavrados, 10 furtos de veículos, 17 roubos,  três ocorrências de roubo de veículos, 15 registros de estelionato, cinco delitos relacionados à armas e munições, quatro registros de posse de entorpecente e três por tráfico.

Em Carlos Barbosa, os números mostram nove registros de furtos, um de abigeato, quatro furtos em veículo, um roubo, duas ocorrências por estelionato e dois casos de tráfico de entorpecentes.

No município de Garibaldi, o relatório da SSP-RS aponta para um homicídio doloso, 10 registros de furto, um abigeato, um furto à veículo, dois roubos, quatro roubos de veículo, três registros por estelionato, uma ocorrência relacionada à armas e munições e dois registros por tráfico de drogas.

Farroupilha registrou no primeiro mês do ano quatro homicídios dolosos, 51 ocorrências de furto, um caso de abigeato, 36 furtos em veículos, 12 casos de roubo a veículos, quatro roubos de veículos, 12 casos de estelionato, 10 ocorrências por posse e três por tráfico de drogas.

Em Cotiporã, foram dois casos de furtos, um abigeato e um furto em veículo. Monte Belo do Sul não registrou nenhuma ocorrência no mês de janeiro. Em Pinto Bandeira, apenas um caso de posse de entorpecentes.