Maristela Longhi, considerada na FIERGS e por empresários de Bento “mulher maravilha” considerou o trabalho da Diretoria do Centro da Indústria e Comércio como “fantástico” e “perfeitamente alinhado” com a visão da Federação das Indústrias, onde ela é Diretora. De fato as coisas andam bem no CIC.

Na reunião almoço, levada a efeito nesta sexta-feira a Entidade resolveu homenagear o industrial José Eugênio Farina outorgando-lhe o Troféu DOM EMPREENDEDOR, momento que foi precedido pelo pronunciamento do Presidente Elton Gialdi, palavras consistentes, seguras e significativas, mostrando a ação determinada da Entidade em torno da ação necessária por parte da classe política no alcance das soluções que se fazem necessárias para que a nação se normalize e cresça. A homenagem a Eugênio Farina pecou pela falta de um currículo, bem como de uma projeção de fotos significativas nos telões onde era projetada a pauta da FIERGS na reunião.

Por outro lado, o pronunciamento do homenageado, ouvido de pé, foi longo e emocionado, evidenciando que essas homenagens requerem uma reunião exclusiva e específica. Na hora da FIERGS se pronunciar, o plenário estava com fome, desatento e, lá pelas tantas, começou a debandar. Mas o conteúdo da exposição da Entidade maior dos Empresários foi significativo, pena que não seja levado ao conhecimento de forma plena e abrangente, ao povo do Rio Grande. Considero a Entidade um tanto recolhida e tímida em torno do pleno conhecimento de suas ações.

Cumpre ressaltar que a reunião do CIC foi muito prestigiada em número de presenças e qualidade da representação de nosso potencial industrial, embora alguns ícones de nossa indústria continuem ausentes às reuniões. José Eugênio Farina é referência empresarial no município, no estado e no país. Sua vida pessoal é cheia de exemplos e posturas positivas, seu complexo industrial emprega cerca de 1.500 pessoas.