Um pedreiro de 49 anos viajou mais de 2 mil quilômetros do Maranhão até Belo Horizonte (MG) para conhecer uma mulher que acreditava ser real. Ao chegar à capital mineira, descobriu que a suposta companheira, chamada Jéssica Oliveira, também conhecida como Jéssica Fazendeira, era uma criação de inteligência artificial (IA).
O perfil acumula mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, com vídeos em que a personagem promete sustentar homens e oferece uma vida em uma fazenda em Minas Gerais. “Eu quero que você venha pra cá pra viver vida de rei. Olha o tamanho dessa fazenda que vai ser sua”, afirma em um dos posts.
Edimar Rocha Martins conheceu o perfil pela internet e acreditou nas promessas de um relacionamento. Ele saiu de Imperatriz (MA) na sexta-feira (9) e chegou a Belo Horizonte no domingo (11), após gastar o salário na viagem.
Ao procurar pela mulher, percebeu que havia sido enganado. Sem condições de retornar por conta própria, recebeu auxílio da Prefeitura de Belo Horizonte, que providenciou uma passagem para Augustinópolis, no Tocantins, onde ele nasceu.
O caso alerta para os riscos de perfis criados com inteligência artificial, que podem usar imagens realistas e conversas automatizadas para conquistar a confiança dos usuários.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou não ter registrado ocorrência do caso. A polícia recomenda que, nesses casos, as vítimas procurem uma unidade policial para registrar os fatos ou que seja feito um BO pela delegacia virtual.
*Com informações de g1




