No terreno do indivíduo haviam nove cães, pássaros silvestres em gaiolas, espingardas municiadas, entre outras infrações

A Polícia Civil de Carlos Barbosa realizou uma operação nesta terça-feira, 31 de maio, na qual um homem, de 44 anos, foi preso por alguns crimes, principalmente de cunho ambiental. Ele foi detido por maus-tratos a animais, posse irregular de arma de fogo e caça ilegal. A ação policial foi realizada no interior do município.

Os integrantes da Associação Barbosense de Proteção aos Animais (ABAPA) receberam algumas denúncias de maus-tratos a cães em uma propriedade na localidade de Santa Luiza. Com essa informação em mãos, a Polícia Civil, por meio do delegado Marcelo Ferrugem, pediu ao poder judiciário por um mandado de busca e apreensão para ser realizado no local. A ordem judicial foi liberada e executada nesta terça.

Agentes da polícia, juntamente com integrantes da ABAPA e Associação Riograndense de Proteção aos Animais (ARPA), foram até a propriedade e flagraram os delitos. Foram encontrados noves cachorros em situação de inanição, ou seja, magreza excessiva; pássaros silvestres em gaiolas; cinco armas de fogo, sendo quatro espingardas e uma pistola, todas em situação irregular; e munições. Uma grande quantidade de carnes de animais silvestres também foi recolhida, que de acordo com investigação preliminar, deviam ser caçados pelos cães da propriedade.

O dono do terreno estava no local no momento em que a operação foi deflagrada, portanto, ele foi detido em flagrante pelos crimes e levado até a Delegacia de Polícia de Carlos Barbosa, para lavratura da ocorrência. Na sequência ele foi levado à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, onde foi recolhido. O homem será autuado.

Os cães resgatados na operação foram encaminhados, por meio da ABAPA, para clinicas veterinárias para receber tratamento adequado.