Em 1930, Luigi Somenzi faleceu, ficando LUIZ MATHEUS TODESCHINI responsável pela pequena indústria. Os lucros eram divididos nas mesmas proporções entre ele e a viúva Somenzi.
TODESCHINI,em 1932, comprou a pequena fábrica, vindo a estabelecer-se, com a família, na cidade de Bento Gonçalves, instalando a fábrica numa pequena peça da própria moradia. Na tabuleta indicativa da fábrica, lia-se: “Grande Fábrica de Acordeões”, letras esculpidas pelo artesão Ballestreli. Os pedidos foram aumentando e com isto a fábrica teve que ser ampliada. Nessa época, usava-se para a montagem das “gaitas” além da madeira e aço, couro para o fole, oleado, papelão e na crise da 2ª guerra mundial, usavam-se molas e persianas.

Chegando o ano de 1941, foi necessário adquirir um prédio maior, localizado na época, na Rua 10 de Novembro, nº 379, para ali ser instalada a “Grande Fábrica de Acordeões TODESCHINI”.

A casa ano havia um crescimento espantoso. As mais modernas máquinas eram importadas da Europa. O número de funcionários aumentava sensivelmente.
Inicia-se uma produção em larga escala. As “gaitas” passaram a ser exportadas para o Chile, Argentina, México, América do Norte, além de abastecer o mercado brasileiro.

Eram fabricados acordeões de todos os tipos e tamanhos, atendendo as mais requintadas encomendas.

Em 1964, a fábrica possuía mais de 700 funcionários e a produção mensal girava em torno de 1.400 (hum mil e quatrocentos) acordeões e 30 Harmônios.

A importante organização de então “ ACORDEÕES TODESCHINI S/A”, estava ligada à competência e descortino de seu fundador LUIZ MATHEUS TODESCHINI que exerceu a função de Diretor-Presidente da sociedade. Acumulou para nossa comunidade experiência que lhe permitiram desde o começo, construir “gaitas” que primaram pela qualidade e riqueza de som, graças também, à eficiência de seus equipamentos e à competência de seus técnicos e dos laboriosos operários.

A partir de 1967, as vendas começaram a decair, pois o mercado da música havia se modificado com a introdução da guitarra e dos eletrônicos. Então, os dirigentes resolveram iniciar a fabricação de cozinhas em madeira e laminados, a fim de manter todo o seu quadro de pessoal.

Nos anos 70, tudo se modificou. Um inesperado sinistro consumiu grande parte das instalações de “ACORDEÕES TODESCHINI S/A”, queimando grande quantidade de “gaitas”, peças, matéria-prima. Restauradas as instalações, a fábrica entrou para o ramo moveleiro.

Em 1977, funcionários especializados, adquiriram a matéria-prima e algumas máquinas e instalaram a empresa de “Consertos de Acordeões”, dedicam-se ao conserto e afinação de “gaitas’ de todas as marcas.

Esta é uma página da NOSSA HISTÓRIA, marcada pela TODESCHINI, que elevou bem alto o nome do município de Bento Gonçalves e que proporcionou tantas alegrias.