Níveis de estoque do Hemorgs estão baixos e Secretaria da Saúde alerta população para ajudar na reposição

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Secretaria de Saúde (SES) anunciou que os níveis de estoques de sangue do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) estão baixos. O local abastece cerca de 40 hospitais no RS, e está pedindo doações de sangue de todos os tipos, especialmente O+ e O-. Segundo a pasta, uma doação pode salvar até quatro vidas.

Visando receber mais contribuições, o governo instituiu novos locais de coleta no interior gaúcho, porém, para Bento Gonçalves, o local de recepção de sangue segue sendo o Hemocentro Regional de Caxias do Sul.

Aqueles interessados em doar podem se dirigir até o local, em Caxias, para realizar o cadastro e, posteriormente, a doação. O período de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h30min às 17h, e sábado, das 8h às 12h. Caso queira retirar dúvidas, o contato do hemocentro é pelo telefone: (54) 3290-4536.

Gesiane Almansa, coordenadora de captação de doadores do Hemorgs, diz que “a doação e o processamento do sangue são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos às vítimas de acidentes ou aos pacientes em outras situações clínicas que requerem transfusão”.