Atleta garantiu vaga em evento que será realizado em Bragança Paulista


O Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo que será sediado em Bragança Paulista, no estado de São Paulo, acontece amanhã, 8 de julho. Uma das principais competições do conjunto de modalidades esportivas terá a participação da competidora Hélen Spadari, convocada a partir de índice obtido durante participação no Campeonato Brasileiro-23, no qual foi campeã em sua prova.

A atleta de Pinto Bandeira foi uma das seis competidoras convidadas para integrar o grupo feminino na disputa dos da prova dos 3.000 metros com obstáculos. Ela será a única participante do Rio Grande do Sul nesta disputa que tem horário para ser iniciada às 15h30min, de acordo com a programação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Segundo Hélen, desde a confirmação da vaga obtida no torneio nacional em abril, o foco foi voltado para o desafio deste final de semana. “Toda a preparação que venho fazendo foi voltada para este tipo de prova, com obstáculos”, avalia. Ainda para a atleta, “o Grande Prêmio é uma competição muito importante e tenho a expectativa de melhorar ainda mais o tempo que eu fiz na prova pelo Brasileiro Sub-23”, adiciona.

Válido pelo IAAF World Challenge, o Grande Prêmio do Brasil terá 18 provas, sendo duas delas de paraatletismo. Nomes importantes das mais variadas modalidades do atletismo estarão em Bragança Paulista para a competição — como o campeão olímpico de salto com vara, Thiago Braz da Silva. Haverá cerca de 130 atletas de 25 países em atuação na cidade paulista. “O que evidencia a qualidade da competição é o nível dos atletas que estarão nas provas; serão os melhores do Brasil, por exemplo. Ter a oportunidade de participar é sinal de que eu posso chegar no nível daqueles que são primeiros do mundo”, acredita a corredora da família Spadari.

A competição ocorre no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), que conta com um estádio de de nível internacional, entre outras instalações, e tem a direção da CBAt. Com a presença de competidores de diversas regiões do mundo, o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo será a primeira competição a nível mundial para Hélen.

Vaga também no Panamericano

Passada a participação no Grande Prêmio do Brasil, a atleta já focará nos Jogos Panamericanos Universitários, que serão realizados em um complexo esportivo na USP, em São Paulo. Hélen chega ao torneio através de convocação após números atingidos nos últimos anos.

O campeonato continental terá realização da FISU America (entidade que rege o desporto universitário nas Américas) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A competição será realizada entre os dias 19 e 31 de julho.


Foto: Confederacion Atletica del Uruguay, Divulgaçao