Segundo a SMED, 410 oportunidades devem ser “compradas” na rede privada de educação para alunos de 0 a 3 anos

Secretária espera remanejar os alunos em até duas semanas. Foto: Lorenzo Franchi

O ano letivo volta de forma integral em Bento na próxima segunda-feira, 26 , para cerca de 11 mil estudantes. Porém, há ainda famílias que sofrem com angustia de não terem as matriculas confirmadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), na rede infantil e fundamental.

Contudo, a secretária de educação do município, Iraci Luchese Vasques, assegura que todos serão atendidos em até duas semanas. “Estamos com esse desafio de colocar as crianças de 4 e 5 anos desde o início de 2016. Eu tenho condições de atender 100%, 1.870 alunos”, ressalta. Segundo Iraci, as vagas se dão “dentro das escolas municipais e através da cessão de uso. Temos uma parceria muito forte com a Secretaria Estadual de Educação, onde eles nos emprestam, nós temos a possibilidade de usar 23 salas de aulas dentro das escolas estaduais, mais próximas das municipais com problema de vagas”.

Para crianças de 0 a 3 anos, o plano de educação prevê que até 2024 os municípios atendam 50% de toda sua demanda. “Nós atendemos em 2017, 85% dos inscritos de 0 a 3 anos, que é a idade creche. São 2.050 crianças. Para este ano, prevemos 2.080 novos”, relata. A secretária pontua que para o atendimento desta categoria há 19 escolas de educação infantil e os critérios de prioridade são a renda per capta e o zoneamento.

Quando a solução não está na rede pública, o ensino privado é acionado. Conforme a SMED, em 2017 houve 513 excedentes e para este ano, há, no momento, 472. “Para ajudar no atendimento nós diluímos essas vagas na rede privada. Serão 410 vagas compradas. R$650 para crianças de berçário e R$600 para o maternal, sem custo algum para as famílias”. Outras vagas devem ser remanejadas no município.
Sobre o ensino fundamental, Iraci Vasques observa que há uma migração das redes estadual e particular para a municipal. De acordo com ela, “é impossível para o município absorver tudo isso“.

Quanto aos zoneamentos, a secretária reforça que a iniciativa visa adequar as famílias mais próximas de sua residência. Mas pondera: “é evidente que 100% não serão atendidas, porque há pessoas que já estão matriculas fora do seu zoneamento e por já estarem adaptadas, não querem sair. Eu não posso obriga- las”, enfatiza. A secretaria também ressalta estar fiscalizando possiveis irregularidades nos cadastros dos alunos.

Iraci não compareceu a reunião promovida pelo Vereador Camerini na Câmara, na segunda-feira (19), por motivo de agenda. Mas “reconheço os problemas apontado pelos pais”, disse.

A SMED admite falta de professores e deve abrir edital para novos profissionais. A alternativa às vagas é a conclusão das escolas infantis nos loteamentos Bertolini e Santa Fé. “Serão mais 120 vagas em cada, 240 crianças. Não temos prazo. Mas a ideia é que até a metade do ano estejam funcionando”, disse Iraci.