Piloto de Bento Gonçalves disputa neste final de semana o Campeonato Sul Brasileiro de Kart, considerada a terceira competição mais importante do país na modalidade

O jovem bento-gonçalvense Guki Toniolo retomou no final de semana que passou a disputa por títulos nas competições que participa como piloto de kart. Ele disputou sábado, 29 de agosto, a segunda etapa da SPR Light de Kart, no Kartódromo Beto Carrero, na cidade de Penha, litoral de Santa Catarina. Dos 118 pilotos que estavam inscritos, 14 competiram na categoria Cadete, na qual Guki (DVA/Bento Turismo/Higiton) conquistou o segundo lugar na rodada, mantendo-se como vice-líder na classificação do campeonato.

Jovem piloto iniciou a andar com kart aos sete anos. Desde o ano passado participa de campeonatos oficiais

De uma família de apaixonados pelo automobilismo mas o único que disputa provas de velocidade, Guki, hoje com 11 anos, iniciou na pilotagem quando tinha sete. Ele começou a andar com kart na pista de Farroupilha, e desde o ano passado participa de competições oficiais. Nesse pouco mais de um ano no kartismo, já participou dos principais campeonatos do país, como Brasileiro, Copa Brasil, Sul Brasileiro, gaúcho, catarinense, paulista, Copa SPR, e o Sul Americano (internacional).

Além de vice-líder na SPR, Guki também está participando do Campeonato Paulista – nove rodadas sendo duas delas valendo por três – que não tem a classificação anunciada ainda. E neste sábado, 5, o piloto de Bento vai disputar o Sul Brasileiro de Kart, no circuito Beto Carrero, considerado o terceiro mais importante do país e que reúne pilotos de todo o Brasil e até de vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina, entre outros. E em seguida inicia a preparação, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, para o Campeonato Brasileiro que, neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, vai ser no mês de dezembro.

Piloto da Nascar

Com o objetivo de ser um futuro piloto da Nascar – a americana National Association for Stock Car Auto Racing – o Guki Toniolo retomou as atividades de kart na categoria Cadete no final de julho passado. Depois de um longo período de isolamento social em Bento Gonçalves, onde mora com os pais, para evitar o contágio pelo coronavírus, Augusto Toniolo, o Guki, se reencontrou com a equipe Speed Kart no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo, para a 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

Eu sei que não vai ser fácil alcançar o meu objetivo, que é chegar na Nascar, mas estou me preparando.

Com o apoio dos meus pais e do meu patrocinador, o Grupo DVA, eu vou aprender tudo o que preciso para chegar nas categorias de base e depois, quem sabe, representar o Brasil na mesma categoria em que está o meu ídolo no automobilismo, Joey Logano. Inclusive o meu kart tem o número 22, o mesmo número do carro dele, que é para me dar sorte.

Guki Toniolo
Piloto de kart bento-gonçalvense

Guki Toniolo, foi vice-campeão da etapa da Copa SPR Light de Kart, um dos campeonatos mais importantes do país, no final de semana que passou

Importante

1
As disputas foram acirradas desde o treino classificatório, em que Guki marcou o terceiro melhor tempo, a 0.204s do pole position.

2
Na primeira bateria, o piloto da DVA/Bento Turismo caiu para a sétima posição na largada. Ainda no final da primeira volta recuperou três postos e foi buscar os três pilotos que brigavam pela liderança.

3
Na volta de número oito, Guki Tonilo ocupou o terceiro lugar e se manteve muito próximo dos dois primeiros. Na última curva, garantiu o segundo lugar.

4
Na bateria seguinte Guki assumiu a liderança na largada e manteve até a sexta passagem.

5
Na segunda posição, passou a última volta revezando na liderança. Na curva derradeira, a poucos metros da bandeirada, tentou a ultrapassagem por dentro e o concorrente fechou “a porta”.

6
Guki Toniolo cruzou a linha de chegada à 0.146s do primeiro colocado, Luca Waltrick, e levou o troféu de vice-campeão da etapa.

Guki: piloto bento-gonçalvense em foto de março, pré-pandemia da Covid-19

Imagens: Eni Alves