No domingo, 11 de setembro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, realizou sua live diária para atualizar os acontecimentos referentes à guerra entre o país e a Rússia. Ele lembrou que ontem o conflito armado completou 200 dias, desde que os russos iniciaram a ofensiva contra o território ucraniano. Mesmo após tanto tempo, não há perspectivas de uma solução a ser negociada entre os envolvidos.

Zelensky também relembrou alguns números referentes à guerra, sempre exaltando as defesas de seus país. “Acreditamos em vós, aos que estão a fazer o seu trabalho, a arriscar sua vida, defendendo seu país durante todos esses 200 dias, a – 15 ºC, a + 35ºC, às 2h ou às 6h, em qualquer segunda-feira ou no Dia da Independência, apesar do cansaço, da tensão e do perigo”, descreveu.

Números em 200 dias

Segundo o presidente, a Ucrânia destruiu mais de dois mil tanques, 4.500 veículos de combate blindados, 250 aviões e 200 helicópteros desde o início da guerra contra os russos. Ele também comentou que as forças armadas destruíram mais de mil sistemas de artilharia, mil drones e 15 navios e barcos.

Desde o início da invasão, 5.587 civis morreram, e 7.890 ficaram feridos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A guerra, que começou em 24 de fevereiro deste ano, já fez com que mais de 12 milhões de pessoas se refugiassem da Ucrânia. Como forma de combate a Rússia, a comunidade internacional vem impondo sanções econômicas.