Em uma única casa, foram contabilizados mais de 50 furos na cobertura, ocasionados pelo granizo

A chuva de granizo que atingiu Bento Gonçalves e municípios da região provocou estragos em dezenas de residências na noite de quarta-feira, 23. De acordo com o levantamento da Defesa Civil, divulgado nesta quinta-feira, 24, pelo menos 48 casas nos distritos de Faria Lemos, São Valentin, Linha Alcântara e bairro São Roque sofreram avarias por causa das pedras de gelo.

Ainda de acordo com as informações, a maioria das residências afetadas teve problemas nos telhados. Em uma única casa, foram contabilizados mais de 50 furos na cobertura, ocasionados pelo granizo.

Outro ponto também muito afetado pela situação é o da agricultura, com a perda total ou parcial de hortaliças e árvores frutíferas, como é o caso do pêssego, que está em período de floração.

Para amenizar a situação, a prefeitura de Bento Gonçalves montou uma força-tarefa, visando auxiliar nas áreas mais afetadas pelo temporal. “Estamos providenciando lona, verificando a situação de cada família e prestando nosso apoio para Faria Lemos e outros locais que for necessário. Estamos com secretários e equipes auxiliando. Ainda permanecemos em alerta, pois a previsão é de retorno da chuva”, disse o prefeito Diogo Siqueira.

Na região, estragos também foram registrados

Nos municípios de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza, a chuva de granizo também foi registrada, principalmente nas comunidades do interior. Pela região, a cidade mais afetada foi Muçum, onde mais de 800 famílias tiveram algum prejuízo em residências ou em plantações. De acordo com o prefeito Mateus Trojan, mais de 50% da cidade foi atingida pelo temporal de quarta-feira.

Em algumas comunidades do interior, as perdas foram praticamente totais. Conforme a prefeitura de Muçum, as localidades mais atingidas segundo levantamentos até agora, são as comunidades de Linha Brás Charleo e Comunidade Nossa Senhora das Dores. Mas também há registros de estragos na Linha Alegre, Linha Alegre Caravaggio e Dom Felipe de Nadal.

Foto Interna: Luis Gustavo Betinelli / Divulgação
Foto de Capa: Ascom Prefeitura de Bento