Conforme o presidente do STR de Bento, Cedenir Postal, as perdas podem chegar a 30% da produção de uva

Pelo menos 60 lavouras existentes entre os municípios de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul foram atingidas pelo granizo que caiu durante a tarde de quarta-feira, 16. Foram cerca de 15 minutos de duração, mas que atingiram parreirais na zona rural das duas cidades. Uvas, em fase de maturação acabaram sendo perdidas, em razão das pedras de gelo.

Agricultores do Vale Aurora, em Bento, e das linhas Fernandes Lima, São Pedro e Caravaggio, e central de Monte Belo do Sul já procuraram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) em Bento para acionar o pedido de seguro. Conforme Cedenir Postal, presidente da entidade, não é possível ainda estimar a quantidade definitiva de perdas ocasionadas pelo fenômeno. Até o momento, segundo ele, o número de propriedades afetadas passa de 60 e tende a ser maior. “É muito difícil estimar valores nas perdas, pois, como a uva ainda está verde, pode ser que recupere. Porém, as variedades pra mesa, como a niágara, por exemplo, se atingidas, só servirão para a indústria”, revela.

Conforme Postal, a estimativa é de que as perdas girem em torno de 20% a 30% da produção. “Tivemos maiores perdas na produção de uvas, mas já temos conhecimento que uma plantação de pêssego também foi atingida durante a chuva de granizo”, garante.

Foto: Conselho de Agricultura de Monte Belo do Sul / Divulgação