A prorrogação de cinco leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, foi publicada em portaria pelo Ministério da Saúde. Com isso, as unidades disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus seguem por mais 30 dias. Com o aditamento da habilitação, serão pagos R$ 240 mil, em recursos do Governo Federal.

Os espaços foram criados para disponibilizar leitos para pacientes graves com Covid-19 ou suspeitos de contaminação pelo vírus. A habilitação desses novos leitos está prevista na Portaria 2398/2020 do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, 10.

Além de Bento Gonçalves, os municípios de Farroupilha, Erechim e Espumoso, também tiveram a prorrogação das habilitações de leitos, garantindo o pagamento de diárias por mais 30 dias.

A portaria do Governo também garantiu a liberação de verbas federais para Caxias do Sul, que aguardava desde julho, a habilitação de oito leitos de UTI no Hospital Geral. A contratação valerá por 90 dias, podendo ser prorrogada enquanto durar a situação de emergência pública causada pela disseminação do coronavírus.

Foto: Hospital Tacchini / Divulgação