A liberação para realização de eventos de grande porte já está sendo estudada pelo Governo do Rio Grande do Sul. Na próxima semana, o governado do RS, Eduardo Leite, deverá apresentar as regras para autorização de atividades culturais, feiras e shows em municípios que estiveram na bandeira laranja ou amarela há, pelo menos, duas semanas consecutivas. Segundo o governo, a medida ocorre após queda no número de hospitalizações e óbitos provocados pela covid-19 em todas as regiões gaúchas.

Segundo Leite, a estabilidade na situação da doença no Rio Grande do Sul começou a ser percebida ainda em agosto e, com isso, as autoridades puderam iniciar os trabalhos para o retorno de diversas atividades, entre elas, eventos e aulas presenciais. “Há, portanto, uma clara redução na incidência da doença no Estado. Por isso, temos dado, passo a passo, algumas condições para o retorno de algo próximo à normalidade como conhecíamos”, destacou o governador.

Apesar da novidade, para os municípios aderirem às liberações para shows e feiras, será necessário estar organizado e com os protocolos sanitários essenciais para o retorno às aulas. Segundo o governo, essa obrigação tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno.

Até o momento, o Festival Internacional de Turismo (Festuris), Feira de Calçadas e Acessórios Zero Grau e o Natal Luz, todos em Gramado, e a Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul, considerados eventos de grande porte, foram autorizados para sua realização. Todos os eventos deverão seguir, integralmente, todos os protocolos e regras já estabelecidos, como, por exemplo, o respeito ao teto de ocupação da área útil (área de circulação e permanência) já estabelecido (oito metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e quatro metros quadrados por pessoas em ambientes sentados).

Foto: Dani Villar / Divulgação