Medida ocorre após aumento no número de internações pela covid-19

Cirurgias eletivas não emergenciais deverão ser suspensas até 31 de março. A recomendação é da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que divulgou comunicado na segunda-feira, 22, em razão do aumento de internações provocadas pelo novo coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, a força de trabalho da equipe técnica, área física e equipamentos hospitalares deverão ser disponibilizados, integralmente, para atendimentos a pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19.

De acordo com a SES, nesta terça-feira, 23, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto no Estado chega a 86,5%, com 1.160 pacientes confirmados com a covid-19, 208 considerados suspeitos e 962 por outras causas. No total, são 2.330 pessoas internadas neste setor que tem 2.694 leitos disponíveis em todo o RS.

As cirurgias eletivas são aquelas em que os procedimentos médicos podem ser postergados de agendamento e que não causem agravamento a curto prazo no estado de saúde do paciente. A medida fica sujeita a alteração, podendo as cirurgias eletivas serem retomadas a qualquer momento, a partir da reavaliação dos casos suspeitos e confirmados pelo coronavírus.

Procedimentos como, atendimento a gestantes, recém nascidos e puérperas, acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas, atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado, atendimentos pediátricos e de trauma são considerados inadiáveis e poderão ser realizados.

Foto: Maicon Hinrichsen / Secom / Arquivo