O Governo do Rio Grande do Sul deu início a elaboração de um plano de vacinação contra a covid-19, que deverá iniciar entre os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem. O trabalho dirigido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), prevê o fluxo desde o laboratório produtor até a chegada das doses às salas de vacina. Conforme o Governo, a rede para o recebimento dos insumos está preparando e adequando a estrutura da rede de frio para armazenagem e distribuição das doses.

No total, 18 regiões de saúde do RS receberão as vacinas que ficarão armazenadas em 308 câmeras de conservação de municípios com até 100 mil habitantes. Segundo o Governo, inicialmente, a imunização será destinada a populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Além da área de armazenagem, a SES deu início ao processo de abertura para a compra se 10 milhões de seringas que possivelmente serão utilizadas na aplicação da vacina. Atualmente, a SES tem pouco mais de 4,2 milhões de unidades em estoque.