A ordem de serviço para a retomada da obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto em Bento Gonçalves foi assinada na tarde desta quinta-feira, 28, pelo governador José Ivo Sartori, em ato no Palácio Piratini.

Para Sartori, cuidar e pensar em melhorias para o esgotamento sanitário é investir em melhor qualidade de vida. “Cuidar de esgoto é algo que ninguém quer pensar porque abrir ruas e fazer obras traz transtorno e dificuldades para a comunidade, mas tudo o que demora a ser feito custa cada vez mais caro no futuro. Esse é um novo momento de uma nova realidade. A mudança é importante e a transformação dói, mas precisamos caminhar”, destacA

O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, afirmou que aplicar recursos em saneamento significa um investimento em saúde que se transforma em qualidade de vida. “São mais recursos da companhia que estão sendo injetados no município em obras que geram melhores resultados”, acrescentA.

“Para a Corsan, é uma honra poder assinar a ordem de início dessas obras. Estamos muito contentes de dar a partida em algo que vai melhorar a vida dos gaúchos da região”, disse o diretor financeiro da Corsan, Jorge Melo, que representou a presidência da companhia.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, se referiu ao ato como revolucionário. “Na questão de tratamento de esgoto, estamos muito atrasados, chegando a apenas 7% do esgoto tratado. Com essa obra, vamos superar em 30% o tratamento. Isso é algo revolucionário, nos colocando em condição de entregar mais ainda à comunidade”, ressalta.

Para Bento Gonçalves, será instalada a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barracão. Com valor de R$ 9.267.140,00, a companhia contratará a empresa que vai fornecer, instalar, operar, monitorar e prestar treinamento operacional de uma ETE pré-fabricada. Ao gerar mais saúde e qualidade de vida, o investimento beneficiará 15.463 habitantes de partes dos bairros Santa Marta, Santo Antão, Imigrante e Fenavinho. O prazo de conclusão da obra é de 21 meses.

Mais saneamento na Serra

O plano de investimentos da Corsan na região serrana inclui a ampliação do sistema de abastecimento de água integrado de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa. O empreendimento prevê captação de água no rio das Antas, adutoras de água bruta e tratada e construção de uma Estação de Tratamento de Água em Bento Gonçalves, com capacidade de mil litros por segundo. Serão investidos R$ 166 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).