Mais um golpe envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) surge e obriga aposentados e pensionistas redobrarem a atenção. Dessa vez, criminosos utilizam o período de revisão de benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. Em razão de inúmeros casos já registrados, o órgão emitiu nota alertando sobre a prática criminosa.

De acordo com o documento, as abordagens podem ocorrer por meio de carta, e-mail, telefonema ou até mensagem de celular. No entanto, para evitar cair em golpes desse tipo, o INSS orienta que os beneficiários mantenham seus dados de contato sempre atualizados e que busquem informações diretamente nos bancos onde o benefício é pago ou juntamente pelos contatos do próprio Instituto.

Em caso de ser alvo de uma tentativa de golpe, o beneficiário pode efetuar denúncia por meio da ouvidoria do INSS, no endereço da Controladoria-Geral da União, ou pelo telefone 135. Vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício.