A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) identificou um novo tipo de golpe financeiro que têm causado prejuízos a pessoas de todo o país. É o chamado golpe do falso investimento. Nele, criminosos prometem retornos e ganhos acima do mercado em diferentes tipos de aplicação, usando sites e perfis em redes sociais de empresas de fachadas como estratégia para atrair as vítimas. Os golpistas geralmente se passam por assessores financeiros ou consultores de investimento e convencem as vítimas a aplicar dinheiro em negócios supostamente vantajosos.

De acordo com a Febraban, em alguns casos, para dar mais credibilidade, indicam que o usuário faça investimentos baixos no início e até chegam a pagar algum valor para a vítima. Depois, vítima a fazer investimentos mais altos, e pressionam para que o cliente tome decisões rápidas, conseguindo tirar quantias altas das vítimas. Quando isso acontece, desaparecem com o dinheiro investido.

A orientação principal para evitar cair nesse tipo de golpe é sempre desconfiar de promessas de rendimentos ou retornos muito acima daqueles que são praticados no mercado. Conforme o órgão, sempre é bom pesquisar e verificar se a instituição é autorizada a operar no mercado e procure informações sobre sua atuação. Se houver insistência para fechar rapidamente algum negócio, desconfie.

Para quem eventualmente já tenha perdido dinheiro com esse tipo de fraude, a orientação da Federação dos Bancos é notificar imediatamente a instituição bancária na qual você tem conta para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas. Quanto mais rápido fizer a comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor junto a outros bancos.

Também é preciso fazer um boletim de ocorrência para que o crime possa ser investigado.