Conhecer formas de garantir a saúde financeira do negócio é essencial para evitar sobressaltos com o orçamento, possibilitando ao empresário tomar decisões mais acertadas quanto a futuros investimentos. Nos dois cursos que a administradora Iara Cristina Bussolotto volta a ministrar na Câmara de Dirigentes Lojistas nos meses de agosto e setembro, os assuntos relacionados às finanças são protagonistas.

Sucesso nas edições realizadas no primeiro semestre, os cursos prometem ajudar o lojista que está em busca de mais eficiência na gestão da empresa. O primeiro deles – Gestão Financeira – nos dias 22, 23 e 24 de agosto, com aulas das 19h30min às 22h30min, na sede da CDL. Direcionado a interessados em abrir seu próprio negócio, aborda temáticas como fluxo de caixa, demonstração do resultado, orçamento doméstico e ponto de equilíbrio.

Já no curso ‘Transforme os Números em Aliados: Gestão Financeira para Negócios’, realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro para empresários, profissionais das áreas financeira, administrativa e de cobrança, os temas convergem ao mundo corporativo, como crédito, cobrança e controle de inadimplência, formação de preços no varejo e planilha de custos, análise de investimentos e payback.

Ambas oportunidades de qualificação estão com inscrições abertas, com investimento de R$ 120 para associados à entidade e R$ 180 para os não-sócios. Associados ao Sicredi têm condições diferenciadas, sob consulta. Mais informações pelo telefone (54) 3455.0566 ou pelo e-mail [email protected].

Planejamento é chave para o sucesso

O sucesso na gestão financeira dos negócios passa por um único caminho: planejamento. É fundamental que o empreendedor tenha controle e conhecimento sobre seus gastos para, então, administrá-los com seus ganhos, recomenda Iara Cristina Bussolotto, ministrante dos cursos. “Ter ciência sobre receitas e despesas faz toda diferença entre ‘rezar e contar com a sorte’ na gestão da empresa ou ser agente do seu sucesso”, alerta a especialista. “Se você conhece seus gastos e entradas, é capaz de programar, investir e crescer, bem como se preparar para situações como a que estamos vivendo hoje e, ainda, sair na frente quando tudo voltar ao normal”, prossegue.

Para a administradora, o domínio dessa gestão está atrelado ao sucesso do empreendimento. “Conhecer e administrar custos e ganhos é a certeza de permanecer no mercado. Quando vejo empresas no varejo abrindo e fechando em meses, tenho certeza que ali não havia conhecimento de custos e entradas”, comenta.