A liderança e a luta por conseguir uma das últimas vagas para a fase mata-mata. Nove pontos dseparam Caxias e Juventude neste Campeonato Gaúcho que, por ser curto, obriga resultados imediatos. E para que as projeções sejam cumpridas pelas equipes, a vitória no clássico de Caxias do Sul segunda-feira, 19, se faz necessária para ambas.

Técnico grená avalia como normal a queda de rendimento (Reprodução)

Em mais uma temporada, a dupla CaJu repete o cenário. Assim como em 2017, o Caxias briga na ponta de cima da tabela, enquanto o rival luta no meio do pelotão de classificação, com risco de não se qualificar à fase seguinte ou até mesmo de rebaixamento.

O time grená tem uma partida a menos que o atual líder Internacional. Em caso de vitória, pode retornar à ponta do Gauchão – posto perdido após o duplo empate com São José e Veranópolis. Ao fim da última partida, o técnico Luís Carlos Winck minimizou o impacto dos dois tropeços. “Os dois empates mostram que há equilíbrio de forças entre as equipes do campeonato. Quando baixamos rendimento dos jogadores é normal que isso aconteça”, explicou.

O comandante do Caxias ainda falou sobre a necessidade de foco emocional para vencer o clássico. “Nós temos que ter equilíbrio para fazermos um jogo de qualidade e buscar um bom resultado, afinal jogamos na nossa casa”, adicionou.

O Juventude, por sua vez, tem apenas um ponto a mais que o vice-lanterna São Paulo-RG (última equipe que seria rebaixada neste momento). O Papo foi derrotado na quinta-feira, 15, para o Inter e aumentou a crise. O técnico Antônio Carlos Zago lamentou mais um tropeço em que o Juventude iniciou vencendo. “Começamos o campeonato perdendo muitos pontos importantes, como para o Novo Hamburgo, quando iniciamos o jogo com vitória”, lamentou.

O clássico encerra a oitava rodada do Campeonato Gaúcho. A partida entre Caxias e Juventude será a única deslocada do fim de semana. O CaJu acontece no Estádio Centenário, às 20h.


Brasil-PEL e São José em confronto direto

Apenas dois pontos separam as duas equipes na tabela de classificação do Campeonato Gaúcho. No Bento Freitas, o Brasil-PEL deseja voltar a vencer após a derrota para o Grêmio na rodada passada; o São José também tem mesmo objetivo, já que não vence há três partidas. A vitória do time de Pelotas, inclusive, pode colocá-lo na liderança em caso de tropeço do Caxias. O São José depende de si para voltar ao Top-3.


Dupla Grenal em ação como visitante

O Grêmio joga hoje, 17, no Antônio David Farina, contra o Veranópolis. Diante do Pentacolor, o time de Renato Portaluppi pode entrar no G8 em caso de vitória e o tropeço de Avenida, Juventude e Cruzeiro. Já o Internacional viaja à Região Sul do estado para encarar o desesperado São Paulo-RG amanhã, 18. O Colorado tem possibilidade de se isolar na liderança se vencer e houver combinação; o Leão pode terminar a rodada na lanterna.


Foto de capa: Arthur Dallegrave, E.C. Juventude, Divulgação.