Na manhã desta quinta-feira, 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma série de ataques contra a Ucrânia, mirando em pontos estratégicos e militares do país vizinho. O conflito em larga escala fez com que o mercado financeiro internacional tivesse mudanças e elevações bruscas. Um exemplo disso é o preço do barril de petróleo, que chegou a US$ 105, pela primeira vez desde 2014. Essa alta pode afetar o Brasil e a Petrobras, que com política de paridade pode elevar seus preços.

Essa política da Petrobras está em vigor desde 2016 e prevê que os preços de sua companhia dependem das flutuações de valores do barril de petróleo no mercado internacional. Com o conflito de agora, os preços já apresentaram elevação no exterior, logo, o reflexo poderá atingir o cenário brasileiro, que pode não resistir a flutuação, elevando os custos também para os consumidores finais. Daqui algum tempo, baseado nos recentes acontecimentos, o cidadão poderá estar pagando mais na hora de abastecer.

A escalada militar russa afeta esse mercado diretamente, pois o abastecimento de produtos básicos, como o petróleo, trigo e metais, que são exportados pelos dois territórios envolvidos nesse recente combate, podem ser reduzidos. O temor está por conta do corte repentino de um produto que vinha tendo uma demanda crescente após reabertura econômica de diversos países. Muitas Bolsas econômicas tiveram quedas bruscas somente por esse receio.

Foto: Aris Messinis / AFP