Não é apenas o profissional que passa a ganhar a atenção e projeção a nível estadual pelos lados do Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. A gurizada do Esportivo começa sua trajetória em 2019, atuando pelo Estadual Juvenil – equivalente ao Sub-17, hoje à tarde, às 15h, no Estádio do Vale, contra o Novo Hamburgo.
Os garotos estão em treinamentos desde fevereiro sob comando dos coordenadores Acácio Eggres, Márcio Ebert e pelo auxiliar Vinícius Stringuini Casagranda. Todos os trabalhos foram desenvolvidos tiveram o usufruto da estrutura disponível no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.

Na última temporada, o Esportivo não conseguiu classificação terminando na 7ª posição da sua chave, o que ocasionou a eliminação ainda na primeira fase. Porém, do elenco saíram Filipe Lummertez, Adrian, Alisson e Bruno, os quais estão grupo principal que está na disputa da Divisão de Acesso.
A preparação para o torneio contou com algumas partidas amistosas e contra equipes de Caxias do Sul. Diante do Juventude, o Alviazul acabou sendo superado por 3 a 1. Diante do Caxias, vitória por 3 a 2. E no duelo contra o Santos, 0 a 0.

A expectativa de todos no Esportivo é que a equipe supere a barreira da primeira fase e avance para um novo chaveamento.

Campeonato

Além do Esportivo, mais 39 equipes estarão na disputa do Gauchão juvenil. Elas estão separadas em oito chaves, com cinco times em cada. Os quatro melhores avançam para a fase seguinte, que também será formada por grupos, desta vez de apenas quatro agremiações e com os dois melhores avançando para a fase oitavas de final.
O Alviazul faz parte da chave B e tem como adversários o Novo Hamburgo, Estância Velha, Nacional (São Leopoldo) e Americano (Novo Hamburgo).