Mesmo sem previsão de racionamento de água, a Administração Municipal de Garibaldi decretou na sexta-feira, 13, situação de emergência decorrente da estiagem e da seca que assolam o Município e a Serra Gaúcha.

A Administração Municipal, juntamente com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), pede à população para que evite atividades de limpeza que utilizem grande volume de água e que podem esperar o período crítico passar, pois o momento é de economizar.

O prefeito Antonio Cettolin explica que o decreto possibilita ao Município, entre outras ações, contratar máquinas para atender demandas emergenciais na cidade e no interior. “Solicitamos a compreensão da comunidade para que colabore com o uso consciente da água, evitando o desperdício e fazendo o aproveitamento real da água”, solicita o Prefeito.

Nas propriedades rurais está ocorrendo escassez nas fontes naturais e açudes, fontes essas que abastecem o consumo humano e animal. Sendo assim, os produtores que estiveram com dificuldades poderão procurar a Secretaria de Agricultura e Pecuária ou contatar pelo fone (54) 3462.8222.

Com o Decreto, fica vedada a utilização de água fornecida pela Corsan para tarefas de limpeza em larga escala (lavagem de telhados, veículos, calçadas, etc.) ou irrigação de plantas e jardins, bem como o abastecimento de piscinas ou congêneres, relacionados puramente a lazer.

Fica determinado que a fiscalização municipal auxilie a Corsan na fiscalização das atividades descritas no Decreto, aplicando as sanções constantes no documento, no Código de Posturas Municipal e na legislação de regência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura