No sábado, 4 de agosto, nas dependências da Fundação Casa das Artes, ocorreu o Curso de Primeiros Socorros promovido pela Secretaria de Educação. Na ocasião, participaram 450 funcionários de Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves e pelos profissionais do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o curso visou capacitar os funcionários na prevenção e atendimento às vítimas, possibilitando a assistência imediata a uma pessoa ferida ou em risco, até a chegada de um profissional.

Também foram apresentadas orientações de como e quando chamar o SAMU, a diferença entre emergência e urgência e índices de acidentes domésticos de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes, enfatizando a forma de prevenção dos mesmos.

Para a diretora da Escola Municipal Infantil Mundo Encantado, Silvana Lorenzini, foi de muita importância a iniciativa da SMED de proporcionar o curso de primeiros socorros. “São situações que podem ocorrer no nosso cotidiano e precisamos estar preparados para prestar o atendimento necessário. Considerei relevante também os exercícios práticos aplicados para todos os participantes. Esta experiência é válida tanto para a vida profissional quanto pessoal”, afirmou.

A enfermeira do SAMU Miriam Sartor destacou que “o bem estar e a saúde das crianças é uma preocupação constante não só dos pais mas também dos educadores que convivem diariamente com estas crianças. Ter estes profissionais do município capacitados para saber reconhecer e como agir em situações de urgência e emergência até a chegada do serviço especializado é de extrema importância, visto que pequenas ações podem fazer a diferença e salvar vidas”.

No dia 1º de setembro, serão contempladas mais 450 funcionárias da rede municipal de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon