O funcionário da prefeitura de Roca Sales, Cristian André Prade, foi denunciado formalmente pelo Ministério Público de Encantado. Ele é acusado de desviar grande parte das doações arrecadas às vítimas da enchente do início de setembro, quando foi flagrado, no dia 20 de setembro, depositando sacos de milho e ração, estimados em R$ 9 mil, que teriam sido doados para alimentação de animais no interior do município.

Conforme o Ministério Público, a denúncia foi encaminhada à 2ª Vara Judicial da Comarca de Encantado. Ele deve responder pelo crime de peculato, já que envolve a apropriação indevida de materiais de propriedade pública. De acordo com as investigações, os produtos que seriam retirados das doações, tinham um custo de aproximadamente R$ 9 mil.

A situação só veio à tona quando voluntários, que estavam no local auxiliando, suspeitaram das instruções passadas pelo biólogo e resolveram acionar a Brigada Militar. Na chegada da guarnição, Prade estava transferindo o material doado para seu veículo particular. Indagado sobre os motivos, ele não soube explicar a acabou sendo preso.

Ele foi liberado três dias depois, por meio de um Habeas Corpus e segue responde pelo crime.

Atualmente, Prade está afastado de suas funções na prefeitura de Roca Sales, já que responde a um processo administrativo que apura sua conduta.

Em nota, a defesa do servidor informou que a denúncia encaminhada pelo Ministério Público segue os trâmites legais e acredita que os fatos serão esclarecidos, levado à absolvição de Prade no final do processo. “Além disso, a equipe de defesa de Cristian tem plena convicção de que, durante o processo de instrução, conseguirá demonstrar a ocorrência de fatos e circunstâncias que até agora não foram apresentados ao Poder Judiciário e à sociedade gaúcha, os quais, por sua vez, evidenciarão a inocência de Cristian”, afirma o documento.