Estão abertas as inscrições para os cursos de MBAs da Faculdade Ftec, unidade Bento Gonçalves. São ofertados os cursos de MBA em Gerência de Marketing e Vendas, MBA em Gerência de Pessoas e em Gerência Empresarial. Além disso, a Ftec também apresenta a segunda turma de Gestão e Docência no Ensino Superior com matrículas abertas e início no segundo semestre de 2013.

Os MBAs da Ftec estão organizados de forma a promover o contexto integrado entre os cursos e são divididos em quatro módulos. As disciplinas dos dois primeiros são cursadas, simultaneamente, pelos alunos dos três títulos. A partir do terceiro módulo, os alunos são direcionados para as disciplinas específicas de seu curso de escolha. O último módulo contempla a realização do trabalho de conclusão.

Preparar especialistas aptos a coordenar e realizar atividades em função gestora num ambiente de flexibilidade, excelência e competitividade, oferecendo uma visão empreendedora. É assim que os MBAs podem ser definidos, de acordo com a coordenadora de pós-graduação e extensão, Karine Callegari. “Este projeto inovador consiste na oferta direcionada a um profissional operacional-tático, que almeja em médio prazo, ocupar posições estratégicas. Os cursos são projetados para desenvolver habilidades específicas e contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade nas organizações onde atuam”, explica.

De acordo com Karine, os cursos têm como público-alvo gestores e funcionários de organizações de pequeno, médio e grande porte. São profissionais que precisam de informações sobre tendências da área em questão para lhes auxiliar na tomada de decisões empresariais. Todos os MBAs têm carga horária de 400h (1 ano e meio) com aulas nas quartas e quintas-feiras das 19h às 23h.

O objetivo principal do MBA em Gerência de Marketing e Vendas é compreender o conceito de marketing, suas implicações práticas e interação com o mercado e com as demais disciplinas voltadas à gestão, por meio da análise dos pressupostos básicos e do composto de marketing nos seus principais elementos, capacitando os alunos no que diz respeito ao processo de planejamento e implementação de um programa ou plano de marketing e vendas. Já o MBA em Gerência de Pessoas é voltado a habilitar e especializar profissionais para a área estratégica de recursos humanos, visando à capacitação, desenvolvimento e retenção de pessoas nas organizações.

O MBA em Gerência Empresarial tem como objetivo estimular o espírito empreendedor do executivo, permitindo aos mesmos gerenciar um empreendimento ou transformar ideias em projetos empresariais. É voltado para profissionais que atuam em atividades no contexto empresarial.

Gestão e Docência

Os cursos de especialização da Ftec de Bento estão voltados para o mundo do trabalho, de modo que o aluno possa desenvolver competências adequadas para sua atuação em diferentes empresas e organizações. Entre eles, está o curso de Gestão e Docência no Ensino Superior destinado a gestores e professores universitários e de cursos técnicos, graduados que desejam ingressar como docentes ou como gestores de ensino superior, ou que já estejam atuando no ensino superior e que procuram atualização e enriquecimento dos seus conhecimentos e prática.

Coordenado por Magda De Toni, o curso de Gestão e Docência procura uma articulação entre a teoria e a prática como alicerce para atuação do professor e do gestor de Instituições de Ensino Superior em um mercado de trabalho desafiador e sempre competitivo. Com uma metodologia que estimula e privilegia a construção de um conhecimento novo, o curso procura formar gestores e docentes com visão ampliada de mercado e preparados para lidar com o crescimento da educação superior no Brasil.

O curso é presencial, mas oferece atividades em EAD como apoio a uma prática educacional contemporânea e de qualidade. Os encontros são quinzenais, com aulas nos sábados de manhã e à tarde e carga horária de 400h.