Uma nova parceria vai possibilitar a mobilidade de graduação entre a FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha e a unidade regional San Rafael da Universidad Tecnológica Nacional – UTN, localizada em Mendoza, na Argentina. O convênio também viabilizará a organização de eventos, turmas, visitas e intercâmbio de professores entre as duas instituições de ensino. Constituída em 1959, a universidade argentina atua com enfoque nas engenharias e possui 24 faculdades regionais, com cerca de 70 mil alunos.

O memorando de entendimento foi firmado no mês de junho pelo setor de mobilidade acadêmica da FSG, coordenado pelo professor Cezar Roedel. “O benefício se destaca pela mobilidade de ambas as partes e pela experiência no exterior, na área das engenharias, em um momento no qual a instituição caxiense investe fortemente em laboratórios de referência nacional”, explica Roedel. Ele acrescenta que a iniciativa possibilita um intercâmbio com grande proximidade do Brasil e custo muito inferior comparado a viagens para locais como a Europa.

Também no âmbito do intercâmbio, o Centro Universitário anunciou os contemplados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades. O estudante do curso de Direito Mario Henrique da Rocha terá como destino o Chile, enquanto Daniela Bernardi, que cursa a graduação em Psicologia, e Fausto Passaia, acadêmico de Relações Internacionais, viajarão para a Argentina. Para o coordenador de assuntos internacionais da FSG, é uma possibilidade única para os alunos, que permite a participação e o consequente empenho da bolsa sem burocracias, em um processo facilitado. “O programa já virou referência na instituição de ensino, com grande concorrência. A parceria com o Santander é direta e funcional, garantindo sucesso de ponta a ponta”, ressalta Cezar Roedel.