Se vivermos como respiramos, absorvendo e deixando ir, não podemos errar”
(Clarissa Pinkola Estés)

Uma mulher que vive seus dias com fé, equilíbrio e persistência, que desde sempre aprendeu a levar a vida com coragem e determinação. Franciele Varela da Rosa se define como uma pessoa bem-humorada, dedicada e um pouco ansiosa, mas pronta para encarar qualquer desafio e continuar em busca do que acredita, característica típica de leonino.

Caxiense, é filha de Edílio da Rosa e Maria de Fátima Varela. Ela afirma que seus pais são pessoas simples, com valores sólidos e nobres e é esse aprendizado que leva para a vida. “Minha ancestralidade é de onde vem minha consciência do ser social e responsável. É desta base que vem meu conceito de amor e respeito. Foram eles que me ensinaram sobre o amor de Jesus, e que se afirma e reafirma a cada dia por meio das trocas que a vida me proporciona. Minha família, pessoas ao meu lado hoje são os meus amores, são farol e porto seguro”, menciona.

Sua trajetória

Franciele passou sua infância e adolescência em Caxias do Sul e, destas vivências, tirou muitos aprendizados. “Era uma criança, na maior parte do tempo, bastante comunicativa e expansiva, com momentos de introspecção muito profundos dos quais somente Deus conhece e participou. Sempre fui bastante dedicada às atividades propostas naquele período. Estudar, desenhar, estar em contato com cavalos, ouvir música, estar com a família e amigos e participar de atividades na igreja, eram momentos que me traziam alegria”, recorda.

Em sua trajetória, a valorização do estudo e do trabalho foram pontos primordiais. “Cursei ensino fundamental e médio em escola pública de Caxias do Sul. Meu primeiro emprego foi como vendedora em joalheria e ótica por meio de um projeto social da cidade. Após isso, fui recepcionista, secretária, atendente de cafeteria, tradutora intérprete de Língua Brasileira de Sinais e hoje sou fonoaudióloga”, comenta.

Ela enfatiza que foi uma fase longa, porém, bastante significativa e única e que, apesar dos percalços pelo caminho, conseguiu obter aprendizados e se fortalecer ainda mais como pessoa. “No meio deste processo (durante a graduação em 2017) com casa, família, estudos, trabalho e voluntariado para me dedicar, passei por uma fase de ‘stand by’ ao receber o diagnóstico de Esclerose Múltipla Remitente Recorrente (EMRR-doença autoimune) que me forçou a parar por um período. O que parecia ser o fim, foi apenas um tempo de um novo aprendizado. Eu cresci, mudei, aprendi e ainda aprendo muito, principalmente sobre eu mesma, meus limites e também potenciais; a esclerose múltipla veio pra me ensinar que antes do equilíbrio na saúde física, deveria buscar o equilíbrio da alma e da mente, isso foi libertador”, pondera.

Com base nisso, ela soube que podia ir além. “Terminei a graduação em 2018 e redirecionei algumas áreas da minha vida. Retomei projetos, viajei, me despedi de pessoas, mudei de cidade, realizei alguns sonhos, retomei outros, refiz rotas, conheci novas pessoas e hoje, mais que nunca, continuo evoluindo, muito mais consciente do seu propósito no mundo”, pontua.

Franciele profissional

Ela é fonoaudióloga, pós-graduada em estudos da audição, Aprimoramento em Processamento auditivo central; tem formação em Sistema de Estimulação Neuroauditiva, é tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e pós-graduanda em Neuropsicologia. Hoje, atua como fonoaudióloga clínica na reabilitação dos processos de comunicação humana.
A escolha pela área uniu duas de suas paixões. “Gosto da área da comunicação e da saúde e fonoaudiologia une as duas de uma forma incrivelmente bem articulada e linda”, conta.

Para ela, estar em uma profissão tão bonita e que auxilia as pessoas é especial. “Ver a evolução e o avanço do paciente em direção à saúde e poder contribuir para a saúde e bem-estar dele é o que me traz a realização profissional. O ponto alto de minha carreira é o agora, onde estou em um momento em que posso contribuir para a expansão as áreas que admiro, gosto de pesquisar e atuar”, considera.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Leitura, series/filmes, aulas de música e fotografia;
Felicidade: Penso que ela está relacionada a paz de espírito e ao equilíbrio (entre o ser e o ter). É mesmo em tempos difíceis, ser grato. Assim como os tempos fáceis, os difíceis também passam e o que fica é a tua essência. Nos valores aos quais você estiver ancorado, é onde encontrará sua felicidade;
Saúde: é um equilíbrio entre corpo, alma e mente;
Praia ou campo? Ambos. O que mais importa é o contexto, o momento e as pessoas;
Quem a inspira? Por quê? Tenho uma lista não muito longa de pessoas que me inspiram de alguma forma… Mas cito Jesus, que quem mais me inspira e me faz querer ser melhor. Ele é o cara que ama incondicionalmente, pois é simples, sábio, justo e bom. Quando você permite que Ele toque sua vida, você fica marcado, nunca esquece e leva esse amor ao próximo. Esse é meu propósito: fazer o bem e marcar a vida do outro com o bem que eu puder fazer;
Um filme/ série: Gosto da história clichê, já repetida mil vezes, desde que seja bem contada com um toque de fantasia, coragem e humor;
Uma paixão: aprender e compartilhar;
O que faz você rir? Muitas coisas… Vinho me faz rir… Piadas sem graça ou engraçadas… Meus gatos brincando, ver meus pais rirem de algo engraçado… Brincar de ‘Imagem em Ação’ com meus primos e afilhada, conversas com amigas, e as piadas do meu irmão e do meu namorado que são as mais legais e originais!
Livros? Os que estou lendo agora: ‘Rápido e Devagar: Duas formas de pensar’; ‘Mulheres que Correm com os Lobos’ e ‘Eclesiastes’.
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Seguir entregando meu fazer profissional com excelência dentro dos projetos traçados. Estar sempre próxima das pessoas que amo mesmo apesar das distâncias.

Fotos: JB Fotografia