Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu guarda um dos grandes tesouros naturais do país: as Cataratas do Iguaçu. Localizadas na divisa com a Argentina, o complexo de 275 quedas d’águas tem um volume surpreendente e é a atração que mais encanta os visitantes. A cidade também abriga a Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia, o Parque das Aves, o Marco das 3 Fronteiras e outros atrativos.

O município também oferece boas oportunidades para compras no Paraguai e tem cada vez mais atrações para pessoas de todas as idades. É um destino inesquecível, que vale a pena visitar ao menos uma vez na vida.

Alguns passeios

  • Marco das Três Fronteiras
Foto: José Fernando Ogura / Acervo EPR

Inaugurado em 1903, a edificação é composta por três estruturas, uma em território brasileiro, uma em território argentino e a outra em território paraguaio, cada uma com as cores do seu país, representando a união destes três povos. Revitalizado em 2015, o local possui confortável estrutura de apoio ao turista, com informações em espanhol, português e inglês, em uma bela área de 700 m², inspirada na impressionante arquitetura das Missões Jesuíticas.

  • Parque das Aves

O local une ecoturismo e conservação ambiental. Imensos viveiros proporcionam um conhecimento básico de aproximadamente 1300 aves, de 150 espécies, oriundas do Brasil, África, Ásia e Austrália. A cada ano mais de 700 mil pessoas visitam o Parque das Aves.

O Parque está localizado em uma área de mais de 16 hectares de mata, estrategicamente localizada entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas.

  • Usina de Itaipu

Obra conjunta de brasileiros e paraguaios, vencendo gigantescos desafios técnicos e ambientais, a Usina de Itaipu é considerada uma das Maravilhas da Engenharia Moderna.

Ela simboliza as vantagens da energia limpa e renovável, no momento em que todo o planeta busca reduzir a emissão dos gases de efeito estufa. Mas, além de ser campeã mundial em produção de energia, Itaipu tem atrativos únicos, capazes de agradar aos mais exigentes visitantes. Entre elas: Visita Panorâmica, Iluminação Noturna, Refúgio Biológico, Pólo Astronômico, Ecomuseu e Passeio de Kattamaram no pôr do sol.

  • Templo Budista

Um ambiente especial para um momento de tranquilidade. O Templo está localizado em uma região alta da cidade, com uma vista privilegiada de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este. O local conta com mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, além de jardins, e a arquitetura que é encantadora.

O que fazer por lá?

  • VISITAR AS CATARATAS

Passear por Foz do Iguaçu é obrigatoriamente ir até as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. E, além das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade – dispõe de trilhas como Poço Preto e Bananeiras, Restaurante Porto Canoas e ainda o Macuco Safári, passeio de barco que leva o turista até bem próximo das quedas d’água. É possível também sobrevoar as Cataratas de helicóptero.

  • ESPETÁCULOS FOLCLÓRICOS

Devido à sua diversidade cultural, a cidade tem vários estabelecimentos, sobretudo casas de shows e eventos e, churrascarias que promovem apresentações de danças das mais diversas etnias.

  • ECOTURISMO

Abençoada pela natureza, a cidade tem locais que são verdadeiros santuários ecológicos com mamíferos e aves de diversas espécies, e também possuem cenários incríveis para a prática de esportes radicais em meio à natureza.

Dicas para visita

  • FESTAS DE ARTESANATO E ALIMENTOS

Realizada há mais de 40 anos, no mês de junho, a Fartal é uma festa que reúne produtores da agroindústria familiar de várias regiões do Paraná.

  • ROUPAS CONFORTÁVEIS

Por ser uma cidade quente e na maioria dos pontos turísticos é preciso caminhar, é importante estar com roupas leves e confortáveis. Tênis e bermudas são sempre ótimas opções.

  • CRUZAR A FRONTEIRA

Uma dica importante para quem visita a Foz do Iguaçu e quer conhecer a Argentina, mais precisamente Puerto Iguazu, é levar os seguintes documentos: Passaporte, Carteira de Habilitação ou Documento de Identidade. Qualquer um dos três é aceito para entrada no país vizinho. No caso de menores de idade, é necessário autorização dos pais.

Fonte: www.viajeparana.com

Fotos: Sérgio Mendonça Junior