a última sexta, 1º de março, o 6º Batalhão de Comunicações, juntamente com a 8ª Companhia de Comunicações, realizou a Formatura de Incorporação dos Soldados do Efetivo Variável do ano de 2024. O 6º BCOM com e a 8ª Cia Com incorporaram 97 e 39, respectivamente, oriundos das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

O Tenente-Coronel Rodrigo Luís Rosa da Silva, comandante do 6º BCOM, explica o que significou o ato. “Hoje, foi meramente uma formatura, eles ainda serão treinados para se tornarem aptos. Eles estão desde agosto tendo atividades, e a partir de segunda-feira que realmente ocorrem as atividades de adestramento, e de defender a nossa pátria. Nós iniciamos com o internato, aproximadamente de quatro semanas, onde eles terão uma pausa para ir na casa. Nessas duas semanas será uma imersão para adaptá-los cada vez mais na vida do militar”, conta.

A mãe de Loreno dos Santos, Cristina, não conteve a emoção em ver seu filho realizando um sonho que ambos traçaram juntos. “Tenho fé e acredito muito no potencial dele, e assim ele conseguirá ser militar de verdade. Desde os três anos que ele sonha com isso, tenho fotos dele fantasiado, então estou muito feliz e emocionada”, diz.

Loreno diz como foram os preparatórios para chegar até o atual momento, que na verdade, é só o começo. “No início foi difícil, porque era minha primeira vez, meu primeiro contato, então foi um choque. Mas, aos poucos estou me aperfeiçoando, aprendendo as coisas e farei de tudo para dar o meu melhor”, garante.

Agora, quem sofre com a fase do internato é a namorada Mariani Villanova, que confessa já estar com saudade antecipada. “Só de saber que ele vai ficar um mês longe, da vontade de chorar. Mas estou muito orgulhosa dele, ele sempre falava com um brilho no olhar sobre isso, e ver ele poder realizando este sonho é muito bonito”, destaca.

Ariane de Rosa diz estar muito orgulhosa do filho Rafael da Rosa

Outra mãe emocionada foi a de Rafael da Rosa, Ariane, que é professora, realça que a emoção naquele dia estava sendo muito forte. “É um sentimento de alegria, de poder compartilhar isso com nosso filho, que ele exerça essa carreira e que se torne uma pessoa ainda melhor, define.
Rafael está animado pelo que está por vir, e sente que a cada dia, aprende mais com a profissão. “O processo foi rigoroso, mas o aprendizado foi muito bom e importante, e creio que muito do que aprendi aqui, levarei para a vida”, conclui.