O bento-gonçalvense Vanius Cesar Santarosa, à frente da pasta estadual, relatou em coletiva os números de ocorrências no dia de votação

Na noite de domingo, 2 de outubro, após o horário no qual os mais de 11,5 milhões de eleitores tinham para votar, o secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, Vanius Cesar Santarosa, concedeu uma coletiva de imprensa para divulgar os números de ocorrências no 1º turno. O bento-gonçalvense à frente da pasta avaliou que as eleições foram tranquilas no âmbito da segurança pública, apesar de alguns casos isolados terem sido registrados.

Em todo o território gaúcho, sem especificar municípios, ele confirmou 41 ocorrências de boca de urna, dois casos de uso de celular em cabine, um crime por lesão corporal, três registros de desordem, um menor apreendido e 52 prisões de eleitores. Ainda segundo o balanço divulgado, nove pessoas tiveram mal súbito em locais de votação, sendo socorridas pelo Corpo de Bombeiros.

Para manter a segurança pública nesse nível reduzido de infrações e criminalidade, a SSP contou com a atuação do Gabinete de Crise, estruturado para monitorar o andamento das eleições deste ano. Um plano de atuação foi realizado com um contingente de 8.338 profissionais e 2.400 viaturas. “Há quase dois meses, a SSP vem trabalhando com órgãos estaduais, federais e municipais”, destacou o secretário

O Gabinete de Crise é composto por alguns órgãos do setor de segurança, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Federal, Guarda Municipal, entre outros. Após o período de votação, os esforços se voltaram aos pontos de comemoração, mais comuns em locais específicos da capital e região metropolitana.

Foto: Anelize Sampaio / Ascom SSP