Como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável de empresas e com o intuito de conhecer novas histórias, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) promoveu a palestra-almoço na terça-feira, 4 de outubro. O Conselheiro de Administração da Mercur, Jorge Hoezel Neto, apresentou a palestra ‘Questione sua empresa, mude vidas’. Durante a atividade também foram apresentados os novos associados do CIC.

A Mercur, de Santa Cruz do Sul, foi fundada no ano de 1924 pelos irmãos Carlos Gustavo e Jorge Emílio Hoezel, naquela época o principal objetivo era o conserto de pneus. Com o passar dos anos e interessando-se sobre o assunto, ambos iniciaram estudos e montaram máquinas para aprimorar e produzir artefatos de borracha, e, ao que tudo indica, a empresa foi a primeira a produzir uma borracha de apagar no Brasil, em 1930.

Com mais de 90 anos na área, a empresa atua em 3 áreas: educação, saúde e revestimentos. No ano de 2006, segundo Hoezel, a empresa fez seu reposicionamento de marca. “Nos questionamos o que queríamos para os próximos anos e também as questões de sustentabilidade. Nos perguntamos como seria o mundo se a empresa não existisse mais e chegamos a conclusão que somente éramos batedores de carteira, desenvolvendo produtos para chegar ao consumidor antes da concorrência, e a partir deste questionamento, nossa visão mudou”, comenta.