De acordo com as informações, mais de 10 milhões de brasileiros tem direito a retirar os valores

O prazo para sacar o valor referente ao Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) termina no sábado, 5 de agosto. De acordo com as informações, mais de 10 milhões de brasileiros tem direito a retirar os valores que juntos chegam a R$ 1 bilhão, relativos ao exercício de 2021. Caso não seja retirado, o valor será transferido do FGTS para o Tesouro Nacional, permitindo ainda um prazo de cinco anos para que o trabalhador faça uma nova solicitação de retirada desse dinheiro.

Têm direito ao saque, os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado. É preciso ainda que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Para sacar o valor, é necessário acessar o aplicativo do FGTS. Não há necessidade em comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal. Segundo a Caixa, beneficiários de trabalhadores falecidos podem requerer o dinheiro. Para fazer isso, o herdeiro ou dependente da pessoa falecida precisa acessar seu próprio app FGTS. Depois de entrar no aplicativo, solicite o saque na opção “Meus Saques” e, em seguida, escolha “Outras Situações de Saque” e “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. Junte os documentos necessários e confirme a solicitação.