Um calendário de vacinação contra a covid-19 começou a rodar em diversos grupos de WhatsApp, divulgando as possíveis datas para imunização dos brasileiros por faixa etária. Tudo não passa de mais uma fake news envolvendo a campanha de imunização preventiva contra vacinação para prevenção a doença causada pelo coronavírus. A mensagem traz supostas datas em que pessoas com mais de 18 anos serão imunizadas no país.

Conforme as informações do Ministério da Saúde, os calendários estaduais são atualizados diariamente, conforme a chegada de novas doses da vacina, ou seja, não há possibilidade, neste momento, de prever as datas para a imunização de qualquer brasileiro maior de 18 anos. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que não estabelece cronograma prévio com datas em que cada Estado ou Município deve iniciar sua campanha de vacinação. “Esclarecemos que, após a distribuição de doses feitas pelo governo federal, Estados Municípios tem autonomia para seguir com a vacinação, de acordo com a realidade local, e conforme o andamento da campanha, podendo prosseguir ampliando a imunização dos grupos prioritários, sequencialmente, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19”, diz a nota.

Além de confirmar que trata-se de uma fake news, o Ministério alertou que não divulga, não faz agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina e nem envia códigos para celular dos usuários do SUS. “Todas as informações oficiais do Ministério da Saúde estão disponibilizadas no portal e redes sociais da pasta”, finaliza.