Muitas mulheres, atualmente, ainda acreditam que exames pré-natal não tem necessidade alguma. Entretanto, os exames realizados durante este período são de extrema importância para a mamãe e o desenvolvimento do bebê e uma forma de garantir uma gravidez tranquila e um parto sem intercorrências.

Na primeira consulta após descobrir que está grávida, o ginecologista irá solicitar os primeiros exames, os quais estarão inclusos os de sangue e urina, primeiramente para confirmar a gestação através da quantidade de beta HCG no sangue e, pelo valor informado no resultado, terão uma estimativa do tempo de gestação, que deverá ser confirmado nos demais exames, obviamente junto da informação dada pela mamãe da data da última menstruação.

As consultas de pré-natal devem ocorrer mensalmente ate o 7º mês de gestação, após isso, se tornando quinzenais até a 36º semana e semanais até o dia do nascimento do bebê. Desde a primeira consulta será entregue uma carteirinha onde serão anotadas todas as informações da gestante durante os nove meses, sendo realizada e registrada em todas as consultas medição de pressão arterial, peso, altura uterina e também será escutado o coração do bebê.

Todos os exames solicitados pelo médico durante as consultas devem ser realizados de forma responsável e entregue na próxima consulta para avaliação e se necessário iniciar o tratamento indicado. O médico poderá prescrever vitaminas que auxiliarão no desenvolvimento do bebê e também na falta de ferro da gestante, caso não esteja conseguindo se alimentar como deveria, principalmente no início da gestação. Alguns postos de saúde oferecem cursos preparativos para as futuras mamães, ensinando sobre cuidados com o bebê, explicando sobre o parto e também falando sobre a importância da amamentação. Esses cursos ajudam muito a preparação e a conscientização das mamães, principalmente as de primeira viagem. Com o acompanhamento correto muitas intercorrências podem ser evitadas durante a gestação, durante e após o nascimento do bebê, além de preservar a saúde de ambos. Por isso, toda mulher, ao suspeitar de gravidez, deve procurar imediatamente um ginecologista.

Fonte: trocandofraldas.com.br