Uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Conceição, que iniciou há cerca de 40 anos, finalmente foi atendida. O apelo era pela construção de uma calçada entre as ruas Livramento e Luiz Pedro de Marco, ou, como chamada pelos vizinhos, “a calçada da Embrapa”.

A história, segundo o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Uva e Vinho,José Fernando da Silva Protas, começou no início da década de 1980, quando foi construída uma murada em torno da instituição. “Como consequência, ficaram uns barrancos, o que evidentemente dificultava a circulação das pessoas, mas também gerava muito acumulo de lixo que largavam lá”, explica.

Obra custou R$285.709,73 de recurso federal

O motivo que levou tantos anos para que a calçada fosse construída, de acordo com Protas, deve-se ao fato de que a Embrapa entendia que era de competência da prefeitura realizar a obra, enquanto que o Executivo defendia exatamente o contrário. “No final do processo, se chegou à conclusão de que a responsabilidade efetivamente era nossa. A partir daí se pleiteou junto à Brasília os recursos”, afirma.

Calçamento pronto: comunidade satisfeita

A verba foi aprovada e liberada pelo Governo Federal no ano passado. Após isso, a obra, que iniciou ainda em setembro de 2019, foi concluída e entregue para a comunidade entre março e abril deste ano. “Para nossa felicidade e até mesmo reconhecendo o direito dos nossos vizinhos de ter esse ambiente adequado, nós conseguimos fazer toda calçada e hoje já está em pleno funcionamento, nos dando também a sensação de dever cumprido”, salienta Protas.

Obra iniciou em setembro de 2019

Protas destaca que a instituição tem uma relação muito boa com a vizinhança e que entendiam a necessidade da realização do calçamento. “Era uma responsabilidade cidadã fazer a calçada, respeitar o direito dessas pessoas e, mais do que isso, por mais singelo que seja, é uma forma de criar um ambiente muito mais aprazível”, afirma.