Já tem data a abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos. Será no dia 31 de janeiro e será promovida pelo Hotel Villa Michelon com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Uma grande festa está sendo organizada para hóspedes, turistas e moradores de Bento Gonçalves e região. E na programação não poderia faltar o filó italiano, um resgate dos costumes dos imigrantes italianos, com muita comida, bebida, cantoria e jogos.

O filó está previsto para iniciar às 20h30min na Sociedade 8 da Graciema, com culinária colonial, degustação de vinhos, espumantes e sucos do Vale dos Vinhedos, além de jogos e corais típicos de baralho, a mora e o jogo de damas de vinho, em que as peças são taças de vinho branco e tinto.

Antes do filó, a partir das 18h30, os interessados podem participar da solenidade de Abertura da Vindima com colheita de uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon, momento em que os participantes enchem os cestos e ao mesmo tempo saboreiam as uvas no meio dos vinhedos. O caminho até o parreiral é acompanhado por corais, que embalam a colheita com músicas típicas italianas. Logo em seguida, acontece a pisa das uvas, conduzida pelas soberanas do Vale dos Vinhedos. Logo após uma celebração religiosa e a benção dos parreirais.

A colheita e a pisa podem ser compartilhadas por quem tiver interesse. Para participar do filó italiano é necessário adquirir o ingresso de R$ 35 na recepção do hotel ou pelo telefone (54) 2102.1800.

Programação completa

16h – Curso de Degustação de Vinhos e Espumantes no Hotel Villa Michelon, ministrado por Rogério Carlos Valduga, da Vinícola Torcello.
18h30min – Solenidade de Abertura da Vindima com colheita de uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon – caso não chova.
19h – Pisa das uvas pela Rainha e Princesas do Vale dos Vinhedos, convidados, autoridades, jornalistas e visitantes.
19h30min – Celebração religiosa com bênção dos parreirais.
20h30min – Filó Italiano, na Sociedade 8 da Graciema, com culinária colonial, degustação de vinhos, sucos e espumantes do Vale dos Vinhedos, jogos e corais típicos.