Faltam menos de 30 dias para começar a principal feira do Sul do país voltada para o segmento de gestão ambiental: a Fiema Brasil chega à sua 8ª edição entre os dias 10 e 12 de abril, em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Único encontro de negócios e informação desse tipo realizado no Rio Grande do Sul, o evento gratuito reunirá cerca de 100 expositores e espera receber 10 mil visitantes, transformando o Parque de Eventos do município em um universo de informação, novidades e bons negócios. A abertura oficial ocorre no Auditório 1 do pavilhão E às 13h30min do dia 10 de abril, uma terça-feira.

Nesta edição, a Fiema aposta na integração entre pesquisas e tecnologias, duas frentes essenciais no que tange às melhorias que podem ser aplicadas no presente visando à promoção de empresas mais sustentáveis. “A área ambiental é um mundo de oportunidades para empreendedores. O que estamos fazendo com a Fiema é fomentar exatamente isso, criando um novo polo de negócios ambientais e enxergando onde podemos nos inserir”, adianta o presidente Jones Favreto. A feira tem a assinatura da Fundação Proamb em sua realização.

Para reforçar esse propósito, o visitante poderá conhecer de perto as soluções trazidas por expositores em nichos como resíduos, agua, efluentes, energia, tecnologia e gestão. Outra oportunidade diferenciada é o acesso ao conhecimento durante a programação do FiemaCon, com terá cerca de 50 palestras e seminários ocorrendo paralelos à feira – momento ideal para se informar diretamente com especialistas que são referência em suas áreas de atuação. Os visitantes poderão assistir às explanações voltadas a segmentos como segurança do trabalho, tecnologias para ambiente, energias renováveis, gestão ambiental na agropecuária e resíduos industriais e urbanos.

Basta, para isso, participar de encontros como o 6º Congresso Internacional de Tecnologias para Meio Ambiente; 6º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária; 5º Seminário de Segurança do Trabalho; 4º Meeting Empresarial e 1º Seminário Internacional de Resíduos Industriais e Urbanos. As inscrições nos eventos do FiemaCon são pagas e podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro pelo site www.fiema.com.br, onde também há informações completas sobre cada programação.

 

Saiba mais sobre os eventos do FIEMACON

6º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária

Esse encontro trata da redução de passivos para uma agropecuária sustentável. A gestão ambiental no campo é um dos grandes desafios do país, já que ele é um dos gigantes do setor no mundo. Por isso, o encontro é uma oportunidade de avançar nas discussões acerca de problemas como contaminantes e resíduos e debater os antídotos para detê-los, como maior utilização de biocombustível, produção orgânica e depósito de agrotóxicos. Sua realização é fruto de uma parceria entre Embrapa, IFRS-BG e Sindicato Rural, e conta com a EMATER como apoiadora.

5º Seminário de Segurança do Trabalho

Três assuntos vão dominar esse encontro que terá como tema Gerência de Risco na Área de Segurança do Trabalho: os avanços na área em decorrência da tecnologia, as mudanças na legislação trabalhista brasileira e a gestão em segurança. Os assuntos ficarão a cargo, respectivamente, da DNV GL – gigante norueguesa de garantia de qualidade e gerenciamento de riscos –, da Dupont Spiller Advogados Associados – escritório de Bento Gonçalves com mais de 40 anos de atuação e unidades também em Porto Alegre e São Paulo – e da DuPont – conglomerado americano com reconhecida atuação em segurança industrial, apresentando na Fiema a solução STOP.

4º Meeting Empresarial

Pela primeira vez reunidos em um encontro temático, três nomes referenciais do corpo empresarial brasileiro mostrarão, na Fiema Brasil, o jeito de ser e de fazer que tem garantido resultados inspiradores às empresas Tramontina, Duratex e Amana-Key. Clovis Tramontina, Antonio Joaquim de Oliveira e Oscar Motomura são os convidados do 4º Meeting Empresarial. As conversas, a respeito de atitudes sustentáveis e ética nos negócios, ocorrem dia 10 de abril, a partir das 9h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

2º Seminário de Energias Renováveis

A diversificação da matriz energética brasileira é um dos assuntos que têm tomado conta do universo industrial face à limitação dos recursos naturais – e da potencialidade que um país como o Brasil tem e pode explorar. Identificar e aplicar tais oportunidades são focos do tema do seminário, dirigido pela professora doutora da PUC Aline Cristiane Pan. Além de tratar sobre licenciamento e políticas de incentivo, serão abordadas as energias hídrica, biogás e biometano, solar e eólica.

1º Seminário Internacional de Resíduos Industriais e Urbano

Mais uma iniciativa soma-se ao rol de eventos do FiemaCon. Estreando na programação, esse encontro é mais um voltado na identificação de oportunidades para gerar negócios, com a destinação correta e sustentável de resíduos. O case de países como Portugal, Finlândia e Áustria que, alicerçados numa legislação que os apoiou a encontrar uma forma de criar novas receitas, será um dos destaques desse seminário, com o tema Como Transformar Resíduos de Problema em Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental.