O centro de Bento Gonçalves não foi o mesmo na tarde deste domingo, 1º de março, tendo recebido milhares de pessoas que circularam entre as tendas participantes do 1º Festival Municipal do Suco de Uva.

O evento, proposto pelo vereador Edson Biasi (Progressistas), reuniu produtores, entidades ligadas ao setor, artesãos e inúmeras famílias que foram ao local apreciar a bebida, que vem sendo cada vez mais consumido em todo o país, devido ao grande número de benefícios.

Conforme o vereador, 57% da uva produzida no município é utilizada para elaboração do suco de uva. “Se não tivéssemos absorvido essa produção, não teríamos um preço justo para o vinho hoje. É mais uma data para movimentar a cidade, para a população se divertir e apreciar essa bebida saudável, produzida na nossa terra”, disse.

A coordenadora do gabinete do deputado Federal Afonso Hamm, que preside a Frente Parlamentar da Uva e Vinho esteve no evento, divulgando um abaixo-assinado que está sendo difundido com o objetivo de aprovar a lei do suco de uva em nível nacional.

O resultado do evento foi comemorado pela Embrapa Uva e Vinho. O chefe-geral José Fernando da Silva Protas afirma que o suco de uva, nos últimos anos, assumiu um papel fundamental na vitivinicultura. “Mais da metade de toda a uva produzida no Estado é transformada em suco. A importância do suco vem sendo defendida há muitos anos. Hoje temos um grande  conjunto, de diferentes variedades, que foram desenvolvidas especialmente para a produção do suco de uva. Este é um produto saudável, indicado para crianças, para a melhor idade, para quem preserva a saúde. O setor tem um portfólio alternativo, não só na produção de grandes vinhos e espumantes, mas também excelentes sucos de uva”, frisou.

Foto: Mônica Rachele