Atividade segue até o domingo, 1º de outubro, na Fundaparque. Também haverá voos de balão saindo de dois bairros da cidade

A partir desta sexta-feira, 29 de setembro, o céu de Bento Gonçalves ficará ainda mais colorido. Até o domingo, 1º de outubro, ocorre a 5ª edição do Festival de Balonismo, evento promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves e secretaria de Turismo. Neste ano, além da participação de 14 pilotos, uma das principais novidades é que a atividade, além da tradicional programação na Fundaparque, procurou uma aproximação maior com o público local, levando voos de balão para dois bairros do município: um saindo do 6º Batalhão de Comunicações (BCom), no bairro São Roque e outro partindo do campo do bairro Santa Helena, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Liette Tesser Pozza, ambos na sexta-feira, 29, com saída às 16h.

Conforme o secretário de Turismo, Davi da Rold, a iniciativa em propiciar atividades em outros ambientes do município serve para atrair ainda mais a comunidade para este evento. “Fizemos isso justamente para aproximar o turismo da comunidade local. Fazer essa interação e criar um senso de pertencimento dos munícipes para o segmento turístico mostra o quão bom o turismo é para a cidade turística e para quem vive na cidade”, enfatiza.

Para ele, um dos principais motivadores está justamente na mobilização da comunidade. “Estamos mobilizando e convidando as escolas e população em geral para que estejam presentes no campo do quartel do 6º BCom, para quem é da Zona Norte, e no campo do Santa Helena, do lado da escola Liete, para quem é da Zona Sul, para que estejam participando deste belíssimo espetáculo”, convida.

Conforme a diretora da Escola Municipal de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, Andreza Ana Peruzzo, os balões fascinam a todos, principalmente as crianças. “Eles fazem parte da fantasia e trazem consigo muito encantamento. Para o município de Bento Gonçalves, ter o Festival de Balonismo é ser referência do esporte em todo país. É um grande espetáculo de cor e beleza. Imagina poder ver de perto um balão subindo? Então, muita expectativa e contentamento resumem a espera desse espetáculo de balões por nossos alunos”, comenta.

Ela pontua que a escola convidou toda a comunidade escolar para estar presente no campo do 6º BCom e assistir ao evento. “É uma excelente iniciativa da Secretaria de Turismo convidar a comunidade para participar desse momento, porque aproxima ainda mais os munícipes do evento, permitindo um envolvimento maior. Todas as edições do festival foram de uma beleza ímpar. Podemos dizer que o mês de setembro tem um brilho diferente por conta deste evento”, realça.

Andreza também pondera que, com certeza, o momento será muito especial. “A escola tem um trabalho forte ligado à sustentabilidade, com o projeto norteador ‘Sustentabilidade: de semente a flor’ e uma das propostas é apreciar as belezas que nos cercam, os balões proporcionam essa contemplação, pois é um esporte que tem relação direta com a natureza. O cuidado, o amor, a responsabilidade com o ambiente que vivemos exige que todos sejam mais conscientes de suas atitudes enquanto cidadãos preocupados com o futuro do planeta”, aponta.

Já a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Liette Tesser Pozza, Marcia de Costa, diz que a instituição de ensino aguarda ansiosamente o evento, que sempre proporciona muita alegria na cidade. “A curiosidade em saber onde os balões decolam ou pousam é sempre motivo de muita euforia e expectativa e por isso, toda a comunidade escolar e em geral está sendo convidada a participar e contemplar esse momento colorido junto à nossa escola”, frisa.

Além disso, ela revela que o festival tem inspirado o desenvolvimento de atividades artísticas e poéticas.
“Os estudantes empolgaram-se ao lembrar de balões com personagens de desenhos animados observados em edições anteriores e assim, divertiram-se na criação e composição dos mais variados balões. Desta forma, agradecemos à equipe organizadora por colocar a comunidade Fátima na programação. Que o voo colorido dos balões eleve nossa imaginação e nos faça sonhar”, considera.