Programação tem início no domingo, 25, às 8h30min, com procissão motorizada que inicia em frente à Igreja São Roque

No próximo domingo, 25, a Comunidade São Cristóvão, do bairro Vila Nova I em Bento Gonçalves, irá celebrar a 37ª edição da Festa de São Cristóvão. A programação tem início às 8h30min, com procissão motorizada, em que o ponto de partida será na Igreja Matriz São Roque até a São Cristóvão.

A missa festiva será celebrada às 10h30min. Depois, haverá um almoço de confraternização em formato drive-thru. Os ingressos para quem quer participar podem ser adquiridos, de preferência, antecipadamente e estão à disposição por R$45. Os kits vão conter massa, galeto, costelinha de porco e maionese.

A comunidade São Cristóvão integra a Paróquia Santo Antônio. O padre Ricardo Fontana explica que celebrar esse dia é muito significativo para toda a região, que foi construída sobre o alicerce da fé, família e trabalho. “Especialmente com os nossos agricultores, com o incansável suor do dia a dia, assim também como os dos queridos motoristas, especialmente dos caminhoneiros, que diuturnamente, sem feriados, domingos, festas, que se dedicam a trazer os frutos da terra, alimentos às nossas mesas, são as mãos providentes”, afirma.

O representante da comunidade, Jandiro Parisotto, lembra que a tradição da festa é mantida há anos. “Fazemos um convite especial às pessoas, motoristas que estão pela cidade neste domingo. Se puderem participar desta carreata é muito bom. A bênção de São Cristóvão é sempre uma proteção a mais”, acredita.

História da Comunidade São Cristóvão

O pároco conta, ainda, a história da Comunidade. “Em 1982, a equipe administrativa decidiu construir a igreja. São Cristóvão, intercessor dos motoristas, foi escolhido padroeiro devido ao grande número de empresas do setor do transporte que tem no bairro Vila Nova I, mas também à quantidade das que estão em Bento Gonçalves”, destaca.

De acordo com Fontana, a família de Tranquilo Teochi doou a imagem do santo. “Com a madeira de uma casa desmanchada, os moradores construíram um pequeno salão para arrecadar recursos. Anos depois, um novo salão de alvenaria foi construído e assim segue, pelos irmãos Renato e João Menegotto. A parte superior do prédio, reservada para receber a igreja, começou a ser construída em 1998 e 1999. A dedicação dos moradores e empresas é demonstrada com doações. A Paróquia Santo Antônio também apoiou as duas construções. Em abril de 2000 a igreja estava coberta, com as paredes erguidas”, relata.

Foto: Felipe Padilha / Divulgação