A Festa da Uva de Caxias do Sul foi transferida para 2022. A decisão foi divulgada na quarta-feira, 24, após reunião da comissão comunitária e do conselho consultivo da festa. A data oficial do evento deverá ser divulgada no ano que vem. A mudança ocorre em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A decisão pela não realização do evento foi unânime. As incertezas acerca da doença, implantação de protocolos sanitários, escolha das soberanas ainda este ano, foram alguns dos fatores que pesaram no veredito.

Além disso, conforme a presidente da Festa da Uva, Sandra Randon, a realização de uma festividade menor poderia gerar prejuízos para a marca do evento. “Vivemos um momento em que a emoção está à flor da pele, e isso faz a gente repensar muitas coisas. Não tem como organizar um evento do porte da Festa da Uva diante do risco de enfraquecer a marca”, comenta.

Para o ano que vem, a organização pretende realizar eventos preparatórios, visando mobilizar a comunidade para a edição de 2022. Entre as atividades pré-agendadas estão a Festa das Colheitas, de 5 a 28 de março e a escolha das soberanas que deverá ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

Segundo Sandra, o concurso será muito importante para, a partir daí iniciar um grande trabalho de divulgação. “No ano que vem a Festa faz 90 anos, e além da Festa das Colheitas, minieventos devem ser realizados em conjunto com poder público, entidades e toda a comunidade para comemorar a data”, destacou Sandra, que fez questão de agradecer aos representantes do Conselho. “Sairemos dessa pandemia fortalecidos e trabalharemos juntos para dar o destaque que a nossa Festa merece”, finalizou.

Foto: Denerlei Antonioli