Uma ferramenta que auxilia no monitoramento de casos do novo coronavírus. Este é o objetivo da plataforma Smart Tracking, lançada pela prefeitura de Bento Gonçalves, com o propósito de auxiliar na contenção da propagação do vírus, ainda no período de incubação da doença. Com a ferramente, é possível rastrear as pessoas, sem violar a liberdade individual. O sistema é adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não identificando os usuários. O acesso ao bando de dados gerado é exclusivo às autoridades da saúde.

De acordo com as informações, a ferramenta mostra por onde as pessoas passaram pelos últimos 15 dias. Simples e sem custo, o Smart Tracking pode ser utilizado por todo estabelecimento comercial, ajudando a rastrear o vírus, combatendo-o ainda no período de incubação. O cadastro é realizado através de um link.

Por não ser obrigatório, entidades e a comunidade local são orientadas a realizar o cadastro. Somente com o mapeamento, será possível dirimir o rápido avanço da Covid-19. O mapeamento leva em conta estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços, restaurantes, ônibus e supermercados.

Como funciona

1 – O estabelecimento comercial realiza o cadastro na plataforma, imprime o QR Code gerado, deixando-o à vista do cliente. Link: https://bento.tur.br/qrcode/

2 – O cliente lê o QR Code acionando a câmera do smartphone, realiza o primeiro cadastro e depois apenas faz o check-in nos estabelecimentos por onde passar.

3 – Autoridades de Saúde realizam o rastreio de locais e pessoas com quem os pacientes testados positivo para Covid-19 tiveram contato até os 15 dias anteriores ao diagnóstico da doença.

4 – Estabelecimentos e usuários cadastrados recebem o aviso por e-mail ou SMS caso tenham sido identificados no rastreio.