Em competição realizada em Caracas, na Venezuela, a bento-gonçalvense e sagrou-se tricampeã do torneio

No domingo passado, 22, a Seleção Brasileira Feminina venceu a Argentina por 2 a 1 na final do Pan-Americano de Padel realizado, em Caracas, na Venezuela. O título foi definido em três jogos, sendo o decisivo com participação e vitória da padelista de Bento, Fernanda Abarzúa, e sua parceira, Gabriela Mena Barreto, que disputaram contra as argentinas Alma Córdoba e Paloma Albornoz.
O 5º Pan-Americano Absoluto de Padel foi realizado no Clube Venplay Padel, localizado na cobertura do Centro Comercial Parque Cerro Verde. Em cada disputa entre seleções foram realizadas três partidas. Os países com melhor desempenho avançavam para as próximas etapas.

Na decisão, no primeiro confronto entre Brasil e Argentina, Alessandra de Barros e Cristina Lima, derrotaram Silvana Campus e Irene Jimenez por 2 sets a 1. Na sequência, a dupla argentina Daiara Valenzuela e María Ferreyra superaram Francielle Gaspar e Júlia Lima por 2 sets a 0. Coube à padelista da Capital Nacional do Vinho e sua companheira a responsabilidade de conquistar o título, diante da dupla da Argentina. As brasileiras venceram o primeiro set por 6 a 1. No segundo, em um confronto equilibrado, Fernanda e Gabriela ganhara de 6 a 4, faturando o Pan-Americano.

Apesar de o Brasil não ter sido favorito na competição, a vitória em cima da rival Argentina deixa uma sensação de trabalho feito. “Essa conquista teve um significado gigantesco para nós. Ninguém acreditava que iríamos ganhar da Argentina. Na minha opinião foi o ponto mais alto da minha carreira. Para esse ano acabaram os torneios mais importantes, então terei uma ‘mini-férias’ dos treinos. Mas logo em seguida volto para começar a pré-temporada para o ano que vem”, revela Fernanda.

Com uma rotina intensa visando a competição internacional, cada atleta treinou por conta, cada uma com seu técnico. “Foram nove dias intensos, desde a chegada até a volta. Tivemos um dia de treino, juntas, antes da competição. Na quarta começaram os jogos. Fazíamos academia todos os dias, para treinar mobilidade e fazer um reforço. Todos os jogos foram desafiadores, porque tínhamos que pensar na estratégia de como montar as duplas para os confrontos além de jogar e montar uma estratégia no decorrer dos jogos em si”, expõe.

Durante o torneio aconteceu, segundo ela, uma situação inusitada. O treinador da seleção feminina passou mal e o técnico da equipe masculina teve que assumir o comando. “Começamos o torneio sem treinador, ele passou mal e não conseguiu embarcar para a competição. Então o técnico do masculino assumiu, depois dos jogos da seleção masculina ficou como nosso técnico”, acentuou. Ela diz ainda que “qualquer pessoa que jogue um esporte de alto rendimento sofre algum tipo de pressão, mas nesse caso soubemos lidar bem, sempre apoiando uma à outra”, conta.

Retrospecto

Ao longo da competição, a Seleção Brasileira Feminina de Padel também bateu o Chile. Na fase de grupos, passando por 2 a 1, com Fernanda e Gabriela conquistando uma vitória por 2 sets a 0, pelas parciais de 6 a 2 e 6 a 3. Contra a Colômbia, a Seleção Brasileira se classificou à semifinal com vitória por 2 a 1, passando pelo México sem dificuldades.
No masculino, a equipe brasileira acabou ficando com o vice-campeonato. Na fase de grupos, o Brasil venceu o México por 3 a 0 e perdeu para a Argentina pelo mesmo placar. Na semi, venceu o Chile por 3 a 0, mas foram derrotados pela Argentina na última partida, pelo placar de 2 a 1.

Fotos: Divulgação