O lançamento oficial da primeira feira internacional de vinhos da América Latina, a Wine South America, que ocorre em Bento Gonçalves entre os dias 26 e 29 de setembro deste ano, deve contar com a presença de autoridades estaduais, nacionais e da região italiana do Vêneto no próximo dia 2 de março. Neste dia será apresentada toda a programação visual da feira que pretende valorizar o vinho brasileiro e sul-americano.

A data escolhida para a feira pretende facilitar a consolidação da feira no calendário mundial dos eventos do vinho. Uma das novidades já reveladas pela organização da feira é a realização da Avaliação Nacional de Vinhos, principal evento de degustação da safra no país, no dia 29 de setembro, último dia da feira. Além disso, o evento terá uma programação importante de palestras e atividades paralelas, com a presença de nomes relevantes do setor em âmbito mundial.

Apesar de ser uma feira voltada à realização de negócios, atraindo compradores de todos os continentes, o enoturismo é uma forte aposta parta atrair a presença dos chamados “winelovers”.

Neste sentido, a escolha de Bento Gonçalves, centro da principal região produtora de vinhos do país, como sede da feira responde à intenção de divulgar o terroir da Serra Gaúcha. A feira deve possibilitar ao comprador estrangeiro de fazer bons negócios e conhecer as belezas do Vale dos Vinhedos e da Serra Gaúcha.